A sede da TV estatal iraniana IRIB foi bombardeada por Israel nesta segunda-feira (16). A transmissão ao vivo de um jornal registrou o momento em que um míssil israelense atinge a emissora. A apresentadora que falava ao vivo abandona o estúdio, que é tomado por fumaça. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
O governo do Irã afirmou que o ataque à emissora constituiu um crime de guerra. A IRIB afirma que houve mortos e feridos, mas autoridades de Teerã ainda não informaram se houve vítimas.
Segundo a rede britânica BBC, um funcionário da IRIB disse que as vítimas trabalharam até o último minuto e mostrou ao vivo, após a retomada da programação, um pedaço de papel manchado de sangue, ainda de acordo com a BBC.
As Forças Armadas de Israel também confirmaram o ataque e acusaram a TV de ser usada como “cobertura civil para conduzir operações militares secretas.
“A Força Aérea Israelense, com orientação precisa do braço de inteligência do exército, teve como alvo o centro de mídia de propaganda do regime, que estava sendo usado pelas forças armadas iranianas para fins militares.Este edifício era usado sob cobertura civil para conduzir operações militares secretas com equipamentos e ativos do governo”, disse o Exército israelense.
Continua depois da publicidade
Veja o vídeo
Entenda o conlito
O Ministério da Saúde do Irã informou no domingo que os ataques israelenses no país mataram 224 pessoas e feriram mais de 1.200 desde sexta-feira (13). Em Israel, segundo informações oficiais, o número de mortos desde o início do conflito é de 22 pessoas.
Depois de diversas ameaças, Israel lançou o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irãna última quinta-feira (12). O foco da operação foi o programa nuclear iraniano.
Ao longo da última semana, a retórica militar entre os dois países aumentou. Há alguns dias, o governo iraniano afirmou que atacaria Israel caso seu programa nuclear fosse atingido.
O principal objetivo da ação, segundo o governo israelense, é impedir que o Irã consiga construir uma arma nuclear. Como resposta à operação israelense Leão Ascendente, o Irã lançou um exército de drones e mísseis contra o território de Israel.
Continua depois da publicidade
Em um pronunciamento no sábado (14), o premiê Benjamin Netanyahu afirmou que a ofensiva deve continuar. Ele prometeu ataques contra todas as bases iranianas.
Veja fotos do conflito no último domingo
Leia também
Vice-prefeita e secretário de SC explicam decisão de permanecer em Israel em meio a ataques




