O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve tomar uma decisão sobre a entrada ou não na guerra entre Israel e Irã nas próximas duas semanas. A confirmação foi dada pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta quinta-feira (19). As informações são do portal g1.
Continua depois da publicidade
No comunicado à imprensa, a porta-voz da Presidência norte-americana informou que por haver uma “chance substancial de negociações que podem ou não ocorrer com o Irã em um futuro próximo”, a decisão será tomada nas próximas duas semanas.
Veja fotos do confronto entre Israel e Irã
A porta-voz comunicou que Trump busca uma solução diplomática, mas também tem como foco impedir que o Irã desenvolva uma arma nuclear. O fim do enriquecimento de Urânio pelo governo iraniano seria uma premissa para um acordo que envolva os Estados Unidos. A medida poderia eliminar a capacidade do país de produzir armas atômicas.
A declaração oficial da Casa Branca é o novo capítulo do conflito entre Israel e Irã, que trocam ataques desde a última sexta-feira (14). Nos últimos dias, Trump alternou sinais de busca por diálogo e de possível adesão ao conflito para apoiar o aliado Israel. Diante da possibilidade, o Irã tem prometido retaliações se os norte-americanos embarcarem no conflito, com “consequências sérias e irreparáveis”.
Continua depois da publicidade
Nos últimos dias, os EUA aumentaram a presença militar no Oriente Médio, com envio de navios e aviões. O movimento foi visto como sinal de possível entrada dos norte-americanos no conflito. Aliados históricos, EUA e Israel já estiveram juntos em outros conflitos no Oriente Médio. Nesta sexta-feira, o Irã bombardeou prédios israelenses em uma nova escalada do conflito.
Leia também
Hospital de Israel é atingido por míssil em novo episódio do conflito contra o Irã
VÍDEO: TV estatal do Irã é bombardeada por Israel durante transmissão ao vivo
Vice-prefeita e secretário de SC explicam decisão de permanecer em Israel em meio a ataques






