A instalação de câmeras de vigilância ajudou a reduzir o abandono de cães e gatos em frente ao Abrigo Animal de Joinville, localizado no bairro Vila Nova, zona Oeste da cidade. Mas como ainda existem casos de bichos deixados nas imediações do abrigo, a ONG está preparando a instalação de mais aparelhos.
Continua depois da publicidade
Já houve registros de boletins de ocorrência para denunciar o abandono. São necessárias mais quatro câmeras para deixar toda a área externa vigiada, sem ponto cego. A entidade atende hoje em torno de 300 cães e gatos.
Criado no ano de 2001, o Abrigo conta com 101 canis e é coordenado por Osnilda Bachtold, protetora que fundou a instituição. Segundo ela, cerca de 12 mil animais recolhidos das ruas já passaram pelo local desde a abertura.
O abandono de animais é crime, conforme o artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art. 164 do Código Penal, que prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo.
Leia mais:
Continua depois da publicidade
Confira outras notas de Jefferson Saavedra
Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br