nsc

publicidade

Saúde pública

Sábado é Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Postos de saúde vacinam gratuitamente pessoas de todas as faixas etárias, especialmente entre 20 e 29 anos

29/11/2019 - 19h21

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde, uma pessoa com sarampo pode contagiar entre 12 e 18 pessoas com a doença
Doença pode trazer sequelas graves principalmente em crianças e pessoas de idade
(Foto: )

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo encerra neste sábado (30) em todo o país com o Dia D, quando todos as unidades de saúde pública da região com sala de vacinação farão a aplicação gratuitamente das 8h às 17h. O público-alvo são pessoas com idade entre 20 e 29 anos que não tenham tomado a vacina contra a doença, não lembram se tomaram ou não possuem mais a carteira de vacinação para confirmar a imunização. Pessoas de outras faixas etárias também podem se vacinar.

A procura tem sido baixa: na segunda fase da campanha, iniciada no dia 18 de novembro, Blumenau registrou apenas 894 imunizados até o dia 23 — 31% deles pertencentes à faixa etária de 20 a 29 anos. O que preocupa especialistas como o infectologista Ivan Leal de Moura Junior, da Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau:

— O sarampo é uma doença infectocontagiosa grave, que pode gerar sequelas principalmente em crianças e pessoas de idade. Ela pode inclusive evoluir para uma encefalite ou pneumonia. E a forma mais acessível de prevenir e evitar um surto é através da vacinação — orienta o médico.

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde, uma pessoa com sarampo pode contagiar entre 12 e 18 pessoas com a doença. Na última quarta-feira (27), a Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau confirmou o primeiro caso da doença na cidade desde 1997.

Blumenau não recebeu do Ministério da Saúde uma meta, mas no Estado estima-se que 420 mil jovens precisam ser vacinados. Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, quase metade dos jovens que compareceram às salas de vacinação não precisaram receber a vacina, pois já haviam sido imunizados anteriormente.

Quem já frequenta um posto de saúde na cidade pode baixar o aplicativo do Pronto Mobile para verificar quais vacinas fez recentemente (o aplicativo não apresenta vacinas feitas antes da digitalização recente do sistema).

Os principais sintomas do sarampo são febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.

Que deve se vacinar

- Bebês com idade entre seis e 11 meses: dose zero

- Crianças com um ano: dose um

- Crianças com um ano e três meses: dose dois e última dose por toda a vida

Aqueles que não sabem se já estão imunizados precisam atualizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária:

- De 20 a 29 anos: duas doses

- De 30 a 49 anos: uma dose

Deixe seu comentário:

publicidade