A cidade de São Joaquim, na Serra catarinense, vive um fim de semana intenso com o Festival de Inverno 2025. Até o dia 3 de agosto, o tradicional Clube Astréa recebe uma programação gratuita que une gastronomia típica, atrações culturais, música ao vivo e muitos momentos voltados à família. O frio típico da Serra se transforma em cenário para celebrar os sabores e a identidade joaquinense em um dos eventos mais aguardados da estação.

Continua depois da publicidade

O ponto alto do Festival de Inverno está reservado para este fim de semana. O frio característico da cidade se torna um convite para vivenciar o Festival Sabores de Altitude, assinado pelo restaurante Osteria Taipa, realizado na Praça Hercílio Luz e no Clube Astréa.

A proposta é valorizar produtos com Indicação Geográfica, produzidos na região e na cidade, como o vinho de altitude, a maçã Fuji, o mel de melato de bracatinga e o queijo artesanal serrano. As experiências gastronômicas incluem pratos típicos, harmonizações com vinhos premiados da região e espaços que estimulam o paladar e a memória afetiva dos moradores e visitantes.

Concurso da Realeza da Festa Nacional da Maçã 

Na sexta-feira (1º), o Clube Astréa abre suas portas às 19h com o espetáculo “Cine Música”, apresentado pela Orquestra da Escola Municipal de Arte de São Joaquim. A noite segue com uma sequência de shows que destacam artistas locais: Os Seiferts (20h), Lucas Bleyer (21h), Luana Lauss (22h) e The Zorden (23h).

No sábado (2), às 19h, acontece um dos momentos mais simbólicos e aguardados da programação: o Concurso que vai escolher a nova Realeza da 25ª Festa Nacional da Maçã, que acontece em São Joaquim. Treze jovens disputam os títulos de Rainha e Princesas do evento que será realizado em maio de 2026. 

Continua depois da publicidade

As candidatas representam diferentes áreas da comunidade, como saúde, educação, fruticultura, estética, confeitaria e direito, e passaram por um período de preparação com aulas de oratória, postura e expressão corporal.

A programação de sábado segue com dois lançamentos que mostram  a produção artística local. Às 21h, a artesã joaquinense Cheila Maciel apresenta a nova coleção de tecidos “Macieiras”, inspirada nos pomares da região e nas cores do outono serrano. Na sequência, às 21h30, a artista visual Maria Salete Vieira Luenenberg lança o livro ilustrado “Flocke e as Estações”, voltado ao público infantil, com temáticas ligadas à natureza, clima e emoções. A partir das 22h, o Clube Astréa se transforma em pista de dança com a Balada das Soberanas, encontro de ex-realezas da Festa da Maçã animado pelo DJ JP.

O domingo (3) é totalmente dedicado à família e ao resgate da memória afetiva. A partir das 15h, o grupo “Os Peraltas” comanda uma tarde lúdica com apresentações voltadas ao público infantil, incluindo música, teatro e brincadeiras. Já às 18h, o “Ceuzinho no Ástrea” encerra o festival em clima de nostalgia. A proposta é reviver os antigos bailes e encontros que marcaram época na história do clube e da cidade, com repertório selecionado e a presença do DJ Bebeto.

Muito além de uma celebração, o Festival de Inverno é uma vitrine das potencialidades de São Joaquim. Gastronomia, arte, música, literatura e artesanato caminham lado a lado para proporcionar experiências únicas, aquecer o turismo e destacar os talentos da comunidade. A realização do Festival de Inverno é da Prefeitura Municipal de São Joaquim, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, com apoio de artistas locais, empreendedores e moradores da cidade serrana.

Continua depois da publicidade

A entrada é gratuita em todos os dias de programação. Moradores e turistas são convidados a viver o clima do inverno joaquinense em um ambiente acolhedor, onde o frio serve de pano de fundo para encontros, descobertas e celebrações.

Frio é o charme 

As baixas temperaturas registradas na Serra são um motivo a parte para vivenciar o Festival. O clima típico da estação torna o cenário ainda mais propício. Em meio ao frio,  a cidade se transforma em um refúgio aconchegante, onde a cultura, a gastronomia e a paisagem convidam moradores e visitantes a viver a essência do inverno serrano.

O Festival de Inverno de São Joaquim celebra a cultura, os sabores e as raízes da serra. Em um cenário onde o frio é protagonista, a cidade se aquece com arte, gastronomia e música.

Programação 

01 de agosto | Sexta-feira – Clube Astréa

  • 19h – Orquestra da Escola Municipal de Arte: Cine Música
  • 20h – Os Seiferts
  • 21h – Lucas Bleyer
  • 22h – Luana Lauss
  • 23h – The Zorden

Continua depois da publicidade

02 de agosto | Sábado – Clube Astréa

  • 19h – Concurso da Realeza da 25ª Festa Nacional da Maçã
  • 21h – Lançamento da coleção “Macieiras” – Cheila Maciel
  • 21h30 – Lançamento do livro “Flocke e as Estações” – Maria Salete Vieira Luenenberg
  • 22h – Balada das Soberanas + DJ – Encontro de Ex-realezas

03 de agosto | Domingo – Clube Astréa

  • 15h – Tarde infantil com grupo “Os Peraltas”
  • 18h – Ceuzinho no Ástrea – DJ Bebeto