Quando o assunto é higiene pessoal, poucos itens são tão subestimados quanto a toalha de banho. Você já parou para pensar com que frequência troca a sua? Se não, é hora de prestar atenção, pois esta simples informação, pode impactar diretamente sua saúde, especialmente em quadros infecciosos.
Continua depois da publicidade
Toalhas de banho são ambientes ideais para o crescimento de micro-organismos, por um motivo simples: a combinação de umidade gerada pelo vapor da água ao tomarmos banho, calor e resíduos corporais cria o cenário perfeito para a proliferação de bactérias e fungos. Isso pode ser particularmente problemático se você ou alguém da sua família tiver cortes na pele ou condições como dermatites atópicas, psoríase ou em um pior cenário ser um diabético mal controlado ou ter alguma doença que impacte em sua imunidade.
Então, quantas vezes na semana devemos trocar a toalha de banho? O número mínimo é três vezes por semana, essa frequência ajuda a assegurar que as toalhas permaneçam limpas e higiênicas, reduzindo o risco de transmissão de infecções de pele. No entanto, alguns fatores isolados devem ser considerados, por exemplo: se você toma banho mais de uma vez ao dia, considere trocar a toalha diariamente. Outro fator importante é que em locais quentes e úmidos, as tolhas demoram mais para secar, correto? Com isso, os micro-organismos se proliferam de forma mais propicia, então, troque a sua toalha de banho diariamente.
Sabrina Sabino: “Eu, se fosse você, não comeria ovo poché”
Continua depois da publicidade
Importante frisar que a toalha permanece com bactérias do seu próprio corpo, por isso não é recomendado usar a toalha dos outros, nem mesmo de seus familiares. Há estudos, inclusive, que relatam infecções de pele em dezenas de pessoas por uma bactéria chamada Staphylococcus aureus, pelo simples fato de compartilhamento de toalhas em uma academia.
Queria dar uma outra dica: se você compartilha o banheiro com alguém da sua família, pare imediatamente se usar a mesma toalha de rosto, acredito que com base nas informações deste artigo você deva imaginar que, se já aconselhável você trocar sua toalha de banho que somente você usa, imagine uma compartilhada, certo?
“Não, o metapneumovírus (HMPV) não será a próxima Covid-19″
Como mantê-las higienizadas?
Bom, agora que você já aprendeu a importância da troca adequada da toalha de banho, vamos a outra informação importante: como manter suas toalhas higienizadas de forma correta.
Primeiro, se possível lave as toalhas em água quente regularmente. A temperatura ideal acima de 60 graus impede a proliferação de micro-organismos como bactérias e fungos, então lave com água e sabão em água quente. Não há necessidade de utilização de vinagre, nem outras substâncias. Para secar as toalhas, coloque estendidas na sombra e em local fresco e arejado. Percebeu que não é bom colocar as toalhas no sol? Isso porque o ambiente quente do sol e úmido da toalha favorece crescimento fúngico, evite.
Continua depois da publicidade
Trocar a toalha frequentemente é uma prática que faz sentido não apenas do ponto de vista da higiene, mas também na prevenção de doenças infecciosas.
Lembre-se sempre: uma toalha limpa é uma pele protegida! Tomar atitudes simples como esta pode ajudar a prevenir problemas de saúde que são incômodos e, às vezes, perigosos. Seja proativo, troque suas toalhas regularmente e observe a diferença em sua saúde e bem-estar.
Por Sabrina Sabino, médica infectologista, formada em Medicina pela PUCRS, mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora de Doenças Infecciosas na Universidade Regional de Blumenau.