nsc
    an

    Saúde

    Saiba o que é Saúde Integral e onde encontrar o atendimento multiprofissional em Joinville

    Complexo de Saúde Erasto Gaertner traz moderno conceito de trabalho para Santa Catarina, oferecendo atendimento voltado à oncologia e várias outras especialidades

    05/04/2021 - 10h08 - Atualizada em: 05/04/2021 - 10h10

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Complexo de Saúde Erasto Gaertner
    Equipe da neurocirurgia realiza biópsia com equipamentos menos invasivos e com precisão milimétrica
    (Foto: )

    Saúde integral, oferecida por equipes multiprofissionais, é demanda cada vez mais buscada por quem quer não só longevidade, mas também qualidade de vida. O conceito aborda a saúde mental e do corpo física num tratamento único e preventivo. 

    > Meditação para enfrentar melhor a quarentena

    A necessidade de intensificar a atenção à prevenção e tratamentos é respaldada por estudos científicos e sociais. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a expectativa de vida no país chegou à média de 76,6 anos (em 2019), o maior patamar da história, representando um acréscimo de 22 anos em relação a 1960. Nesse salto, viver mais passou a significar também cuidar-se mais, voltando-se para a prevenção e cura.

    Joinville tem complexo de saúde que oferece esse atendimento multiprofissional

    Em Santa Catarina, o Estado com a maior esperança de vida do Brasil (79,9 anos), uma nova estrutura inaugurada em 2020 tem priorizado todos esses cuidados, para todas as faixas etárias. Trata-se do Centro de Saúde Erasto Gaertner em Joinville, a primeira unidade do Complexo de Saúde Erasto Gaertner fora do Paraná. Na estrutura de 3,8 mil metros quadrados, a dedicação multidisciplinar é marca em qualquer das atividades operacionais.

    — Estamos atentos a esse cenário. A maior longevidade impõe a todos nós mais desafios, pensando no melhor para os pacientes em várias especialidades médicas, incluindo a oncologia, no qual somos referência. Prestamos, com a mesma expertise, também serviços ambulatoriais em Ginecologia, Dermatologia, Reumatologia, Gastrologia, Neurologia, Cardiologia, Medicina da Família, Pediatria, Endocrinologia, Otorrinolaringologia, Psicologia e Fonoaudiologia, entre outras especialidades. Enfim, olhamos para todas as necessidades individuais — ressalta o superintendente do Complexo de Saúde Erasto Gaertner, Adriano Lago.

    As instalações do Centro de Saúde contam com 26 consultórios, ambulatório, área de diagnósticos, centro de ortopedia integrada e reabilitação, quatro salas cirúrgicas, 12 leitos de recuperação pós-anestésica e oito leitos de internação. Todos esses serviços foram viabilizados em parceria com as Clínicas Livon, Saúde Agora e Instituto Venel.

    — Um grande diferencial no nosso atendimento é a atenção primária de saúde, que realiza um mapeamento completo dos fatores de risco, doenças, medicações, hábitos de vida e todo o contexto que envolva saúde física e mental. A partir daí, conseguimos classificar essas pessoas por grupos, que envolvem desde os mais saudáveis, até aqueles que possuem doenças crônicas, e estabelecemos um plano de ação (plano de cuidados), a fim de elencar quais abordagens, entre exames, consultas e procedimentos, podemos executar. O objetivo é prevenir agravos como o câncer, ou até mesmo realizar um diagnóstico precoce, facilitando assim a abordagem terapêutica — explica Rodrigo Tanus, fundador e CEO da Livon.

    Oncologia

    A incidência do câncer está fortemente atrelada ao envelhecimento da população. Com exames preventivos para diagnóstico precoce e orientação profissional adequada quanto aos hábitos de vida, é possível se prevenir contra os tumores, entre eles os de maior prevalência na população, como o câncer de mama, colo de útero, próstata, reto, cólon e pele.

    Tanto para medidas de precaução quanto para o tratamento da doença detectada, o Centro de Saúde oferece um serviço diferenciado, com atendimento exclusivo em uma área especialmente projetada. Seus 900 metros quadrados abrigam um completo centro infusional (para tratamentos quimioterápicos, com oito poltronas e três leitos) e um espaço de consultórios e atendimentos ambulatoriais. A equipe composta por oncologistas, cancerologistas, enfermeiros, nutricionista, fisioterapeuta e farmacêutico é responsável pelo cuidado integral e especializado ao paciente oncológico.

    — Toda a nossa experiência e know-how visam a oferecer uma atenção integral em saúde, conscientizando e alertando sobre a importância dos cuidados, principalmente em relação ao diagnóstico precoce do câncer. Sabemos que, quanto mais cedo a doença for detectada, maiores as chances de cura e consequentemente melhor qualidade de vida. E é esse conceito que também estabelecemos em toda a comunicação para a população, em Joinville: quanto antes agendar a consulta com o especialista, melhor —complementa Adriano Lago.

    Estrutura

    Os quatro andares do Centro de Saúde, localizado no bairro Saguaçu, área central de Joinville, foram estrategicamente desenhados para o atendimento completo aos pacientes da região. O time de profissionais é integrado por 16 colaboradores e 45 médicos parceiros, que realizam atendimentos a pacientes de planos de saúde e particulares.

    — Seguimos com nosso projeto ‘Erasto mais Perto de Você!’ e agora pretendemos trazer toda nossa experiência e conhecimento para compartilhar nos tratamentos das famílias catarinenses — frisa Adriano Lago.

    Também com esse conceito da prevenção e cura, o centro de ortopedia integrada e reabilitação tem disponíveis serviços de fisioterapia, pilates, treinamento funcional e terapia ocupacional. Há, ainda, área de diagnósticos e tratamento por técnicas endoscópicas.

    Conheça o Centro de Saúde Erasto Gaertner

    Leia também 

    Joinville prepara novo modelo na saúde para atender demanda

    Joinville passa de 50 mil vacinados contra Covid; mais da metade nas últimas duas semanas

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas