nsc
dc

Covid-19

Saiba quais trabalhadores da indústria serão vacinados contra Covid em SC

Cerca de 306,5 mil pessoas de quase 50 atividades diferentes devem ser imunizadas nesta etapa

07/07/2021 - 06h00 - Atualizada em: 07/07/2021 - 07h38

Compartilhe

Por Luana Amorim
Vacinação do grupo prioritário deve iniciar essa semana em Santa Catarina
Vacinação do grupo prioritário deve iniciar essa semana em Santa Catarina
(Foto: )

Um novo grupo prioritário foi incluso nesta semana no plano de imunização contra a Covid-19 em Santa Catarina: os trabalhadores do setor da indústria e da construção civil. Segundo a estimativa do governo estadual, 306,5 mil pessoas se encaixam nesta categoria em quase 50 atividades diferentes.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A definição da entrada do grupo na lista de prioridades é do Ministério da Saúde. Segundo a Nota Técnica nº 32 da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), os municípios devem destinar 30% das doses recebidas durante a distribuição para a vacinação dos trabalhadores industriais. Ou seja, se a cidade receber 100 vacinas, 30 devem ser usadas para imunização destas pessoas. 

Entre os contemplados com esta etapa estão aqueles que trabalham nos setores:

- Produção, transformação e extração florestal, de petróleo, gás e minerais; 

- Fabricação de alimentos, bebidas, calçados e acessórios, derivados do petróleo e biocombustível, fumo, máquinas e equipamentos, móveis, papel e celulose, produtos de metal, de minerais não metálicos e metalurgia, produtos químicos, farmoquímicos, farmacêuticos, roupas e tecidos; 

- Produção e manutenção de veículos e outros equipamentos de transporte, bem como atividades auxiliares dos transportes;

- Coleta, produção e tratamento de energia, gás, água, esgoto, resíduos; 

- Atividades de correio e entregas, de telecomunicações, de impressão, gravação e reprodução; 

- Construção civil; 

- Atividades de educação, saúde e segurança dos trabalhadores industriais. 

Para receber o imunizante, é necessário que a pessoa apresente documento com foto, CPF ou Cartão SUS, além de algo que comprove a ocupação na indústria, como carteira de trabalho, crachá ou contracheque. Também é necessária uma declaração da empresa com indicação de CNAE e de sua descrição.

Cidades catarinenses já iniciaram vacinação do grupo

A expectativa, neste primeiro momento, é que cerca de 82.113 trabalhadores da indústria sejam imunizados em Santa Catarina. O número representa 30% das doses distribuídas aos municípios nesta segunda-feira (6) - 273.710 vacinas da Pfizer e da Janssen.

Alguns municípios catarinenses, inclusive, já iniciaram os preparativos para a vacinação do grupo. Blumenau, no Vale do Itajaí, deve começar a imunizar o grupo nesta quarta-feira (7). Já Joinville, no Norte, vai disponibilizar 7 mil doses por meio de agendamento, que inicia às 16h no site da Prefeitura.

Em contrapartida, Florianópolis deve iniciar a vacinação até o fim da semana. A logística de aplicação das doses ainda está sendo discutida pela Secretária de Saúde. 

Leia também: 

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Cidades de SC terão que vacinar contra Covid moradores de fora; veja em que casos

A variante delta do coronavírus é mais perigosa e tem sintomas diferentes das outras? Entenda

Colunistas