nsc
nsc

Brognoli

Saiba se o valor do aluguel está justo; Especialistas ensinam a calcular esse preço

Localização, número de quartos e vaga de garagem são responsáveis pelo custo do aluguel de um imóvel

24/09/2020 - 15h46 - Atualizada em: 15/10/2020 - 16h31

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Florianópolis
Florianópolis
(Foto: )

As variáveis que influenciam no valor do aluguel de um imóvel são muitas, como a localização, os móveis, a quantidade de dormitórios, a idade da construção, se há vagas de garagem e, até mesmo, a posição solar do imóvel. Uma dúvida constante de quem é proprietário de um imóvel é saber se está cobrando o preço certo. Para o professor de economia, Fabiano Dantas, é preciso que os proprietários estejam por dentro do valor que é praticado no mercado para garantir a ocupação dos seus imóveis.

- Um imóvel alugado proporciona para o proprietário uma renda fixa e isso é uma coisa muito boa. É muito comum no Brasil investir em imóveis, muitas vezes visando até mesmo uma futura aposentadoria - afirma o especialista.

Se não cobrar um preço justo, o proprietário pode ter dificuldades para encontrar um locatário para o seu imóvel. Isso dependerá também da oferta e da demanda do mercado para o tipo de imóvel que está se pretendendo alugar. Em regra, quando há muitos imóveis semelhantes e pouca procura, a tendência é que os preços dos aluguéis diminuam.

- Ter um imóvel é uma coisa muito boa quando ele está alugado ou quando você não precisa do dinheiro. Um imóvel sem locatário é um custo. Já quando você está precisando de dinheiro e tem um imóvel que não rende, pode ter dificuldade para transformar aquele patrimônio em capital - explica Fabiano.

É importante transparência na hora de negociar

Porém, encontrar um locatário para o imóvel não garante sucesso na negociação. É importante que o locatário e os proprietário conversem bem sobre suas pretensões e sejam transparentes na hora de negociar.

- É necessário que tudo que possa ser demandado durante o período de aluguel seja falado antes, para que o contrato de aluguel possa abarcar todos esses fatores. Por isso, é fundamental transparência e segurança dos dois lados, para que futuramente não haja nenhuma surpresa - afirma Fabiano.

Por isto, as imobiliárias com experiência e expertise podem ser diferenciais neste ponto. Esses profissionais são responsáveis por fazer o intercâmbio de informações entre os proprietários e os locatários e ajudam a sanar eventuais dúvidas que possam surgir durante o processo de locação.

Como saber se o preço do aluguel está justo

- A melhor maneira de se analisar se um preço é justo ou não é fazendo uma pesquisa em imóveis do mesmo padrão e com localização semelhante. Porém, a preferência da pessoa que vai alugar também vai contar muito na hora de determinar o preço que ela está disposta a pagar - comenta o especialista em economia, Fabiano.

Além disso, há ferramentas disponíveis no mercado que podem auxiliar os proprietários a saberem se estão cobrando um preço adequado para o aluguel do seu imóvel. O CEO da Brognoli e mestre em Economia, Eduardo Barbosa, indica o uso da calculadora de aluguéis da marca para ajudar nessa conta.

- Entre os principais fatores que influenciam a valorização dos imóveis a gente tem a localização, a quantidade de dormitórios, se tem vaga de garagem e também o tempo de uso deste imóvel. Normalmente, quanto mais antigo, menor a valorização do imóvel. Esses são fatores que são analisados pela calculadora para chegar em um algoritmo bem preciso em relação ao valor do imóvel - acrescenta Barbosa.

Imóvel
Localização, a quantidade de dormitórios, se tem vaga de garagem e também o tempo de uso deste imóvel impactam no valor cobrado pelo aluguel
(Foto: )

A calculadora está disponível no site e utiliza dados adquiridos nos mais de 60 anos de experiência da imobiliária na Grande Florianópolis para calcular o valor ideal de aluguel e a valorização que o imóvel terá nos próximos 5 anos.

- A Brognoli está no mercado há 65 anos e, por isso, possui uma base de dados bastante robusta. A gente pincela efetivamente na base de dados aquelas variáveis citadas anteriormente. Essa composição nos dá um valor de aluguel muito próximo do real efetivamente - garante.

Segundo ele, o diferencial da calculadora é que ela não indica o preço com base nos preços que estão anunciados nos sites de aluguéis, mas sim tendo por base os preços que as negociações são efetivamente realizadas.

- O preço em que o negócio é fechado normalmente varia um pouco daquele em que ele é anunciado, porque pode haver negociação - finaliza Barbosa.

Conheça a Brognoli

Colunistas