O município de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, publicou nesta quarta-feira (10) um decreto de situação de emergência em função das chuvas que atingiram a região na terça (9). A cidade registrou alagamentos e deslizamentos, além de danos em vias públicas e áreas particulares, conforme o levantamento da Defesa Civil municipal.

Continua depois da publicidade

O decreto aponta situação de emergência de nível 2, que corresponde a um cenário moderado — ou seja, com danos relevantes, que comprometem a capacidade de resposta local, mas não chegam a caracterizar estado de calamidade pública.

O que muda com o decreto

Na prática, o decreto autoriza medidas excepcionais, como:

  • Mobilização de órgãos municipais e voluntários.
  • Uso de propriedades privadas em caso de risco iminente.
  • Dispensa de licitação para aquisições emergenciais.
  • Campanhas de arrecadação e ações rápidas para assistência e reconstrução.

Localidade onde mais choveu em SC

Santo Amaro da Imperatriz é a localidade onde mais choveu em Santa Catarina nas últimas 48 horas: 159,8 milímetros, de acordo com o monitoramento da Epagri/Ciram. O acumulado no período ultrapassou o esperado para todo o mês de dezembro na região — cerca de 130 milímetros.

Continua depois da publicidade

Palhoça também decretou emergência

Além de Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça também decretou situação de emergência, na terça-feira (9). Ambas as cidades ficam na Grande Florianópolis, região mais afetada pelo ciclone extratropical que atingiu o Estado.

Em Palhoça, ocorreram vários pontos de alagamentos e três mortes após o carro em que um casal e um bebê de um ano estavam ser arrastado pela correnteza, no bairro São Sebastião.

Veja estragos na Grande Florianópolis