Em sua 170ª edição, a tradicional Procissão do Senhor dos Passos será realizada neste fim de semana, nos dias 22 e 23 de março. O evento, considerado Patrimônio Imaterial e Cultural do município, acontece no Centro Histórico de São José.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A procissão, organizada pela Irmandade do Senhor dos Passos de São José com apoio da prefeitura de São José (PMSJ), marca a passagem das imagens de Jesus e Maria pelas ruas da cidade. O evento remonta à forte tradição religiosa dos imigrantes açorianos que colonizaram a região.
A procissão do Senhor dos Passos foi tombada pela Prefeitura Municipal como patrimônio cultural imaterial por sua importância cultural para a cidade, em março de 2019.
Procissão é tradição na cidade
Continua depois da publicidade
Programação
Neste sábado (22), a transladação das imagens de Jesus e Maria acontece às 17h, quando elas são levadas cobertas para a Igreja Matriz. No domingo (23), a celebração eucarística será realizada às 9h na Igreja Matriz.
Já às 16h, inicia-se a procissão pelas ruas do Centro Histórico, tendo como ponto alto o encontro entre o Senhor Morto e Maria das Dores, que ocorre em frente à Câmara de Vereadores. Neste momento, um padre convidado celebra a homilia aos fieis.
Trânsito e segurança
Para garantir a segurança dos participantes, a Guarda Municipal de São José atuará no controle do trânsito durante o evento.
No sábado, haverá fechamento parcial das ruas Frederico Afonso e Gaspar Neves, que operarão em meia pista durante a transladação das imagens.
Continua depois da publicidade
No domingo, durante a procissão, as ruas estarão completamente fechadas para a passagem do cortejo.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Temporada de verão em SC tem invasão argentina, turistas mais velhos e média de gasto maior
Maratona Cultural de Florianópolis terá arte, música e desafio de escalada




