Saúde
Ainda não há data, mas plano tem quatro fases já definidas
O plano de vacinação contra a covid-19 de São José está definido. Ainda não há data para o início da distruibição da vacina, mas ele irá obedecer o calendário do Ministério da Saúde. Fabrícia Martins, secretária adjunta da saúde de São José, em entrevista ao Notícia na Manhã, explicou que o plano de vacinação terá quatro fases.
> Anvisa decide no domingo sobre aval para vacinas do Butantan e Fiocruz contra Covid-19
— A primeira coisa que a gente considerou como norte para esse planejamento foi a população a ser contemplada nesse plano de vacinação, além as possibilidades de vacinas disponíveis para garantir a estrutura de armazenamento dessas vacinas — disse.
São José irá iniciar a vacinação, a primeira fase, com trabalhadores da saúde, pessoas acima de 75 anos e pessoas de 60 anos ou mais que moram em instituições. Na segunda fase serão os idosos entre 60 e 74 anos.
> Médico descontextualiza manual da Pfizer para sugerir alterações genéticas pela vacina
A terceira fase irá contemplar pessoas que apresentam comorbidades como diabetes, hipertensão arterial, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença cardiovascular e cerebrovascular, transplantados, anemia falciforme e obesidade grave.
Na quarta fase serão vacinados professores, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento. No total, somando as quatro fases iniciais, a expectativa é imunizar mais de 49 mil pessoas.
> Coronavac tem eficácia geral de 50,4% no estudo feito pelo Butantan
— Estaremos vivenciando um momento histórico, é algo que toda a humanidade espera. Todos que tem prioridade, que são mais frágeis devem ser contemplados nesse momento. Os que ainda resistem à vacina serão orientados.
Diante de uma vacina nova é dificil assumir o risco de adquiri-la por várias questões éticas relacionadas à vacinação. Mas toda a questão de logística, de estrutura, equipamento e insumo obrigatoriamente o município tem que garantir - Fabrícia Martins
> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
- 110 mil seringas e agulhas para assegurar o planejamento realizado
- 56 vacinadores capacitados
- 26 salas públicas e duas privadas para vacinação
- Ampliação da Rede de Frio, já se preparando para as duas campanhas contra a covid-19 e contra a influenza
> ‘Vamos ser vacinados e vamos continuar tendo que usar máscaras’, diz pesquisadora da Fiocruz
- Locais de trabalho dos profissionais de saúde
- Drive-thru em cinco locais estratégicos
- Ônibus itinerante
- Vacinação em domicílio para idosos acamados e institucionalizados.
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: