nsc
hora_de_sc

MAIS PROIBIÇÕES

São José e Palhoça definem novas restrições após avanço do coronavírus; Biguaçu estuda ações

Alinhamento entre municípios ocorre devido ao relaxamento da população em relação ao coronavírus

23/06/2020 - 04h00 - Atualizada em: 23/06/2020 - 18h21

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Grande Floripa tem restrições
(Foto: )

Depois de Florianópolis voltar atrás e anunciar o fechamento de alguns serviços a partir da próxima quarta-feira (24), os municípios de São José e Palhoça também confirmaram novas proibições para controle do coronavírus. As regras serão definidas, por ambos os municípios, nesta terça-feira (23). A prefeitura de Biguaçu ainda estuda um plano de ação, mas adiantou que vai reforçar às fiscalizações. 

> Decretos publicados: confira as restrições confirmadas em São José, Palhoça e Biguaçu

Esse alinhamento entre os municípios da Grande Florianópolis ocorre depois de um fim de semana com ruas e praias lotadas em diversas cidades e ao mesmo tempo em que os indicadores apontam para um aumento da transmissão do vírus e crescente ocupação de nos leitos de UTI. Nesta segunda, mais de 60% dos leitos estavam ocupados nos hospitais da rede pública da região.  

No boletim diário do governo estadual divulgado nesta segunda, Florianópolis somava 1.122 casos confirmados, com 99 pessoas em tratamento e 10 mortes causadas pela Covid-19. A prefeitura da Capital, no entanto, confirmou no mesmo dia 1.318 casos, com 336 pacientes em acompanhamento e 12 mortes. A diferença nos números ocorre devido a uma demora de abastecimento entre os sisetmas. 

Saavedra: Medidas de restrição também para Joinville

Também, no boletim do Estado, São José aparecia com 297 infectados e duas mortes, Palhoça com 400 casos e três óbitos e Biguaçu com 136 casos e nenhuma morte.

> Confira os detalhes do avanço do coronavírus em SC em um mapa interativo

Decisões

Ainda no domingo, o colunista Ânderson Silva noticiou, com exclusidade, que o prefeito Gean Loureiro iria decidir sobre novas restrições em Florianópolis em reuniões com demais prefeituras na segunda. Após diálogo entre municípios, o prefeito da Capital definiu as restrições e anunciou a data que entra em vigor. 

São José

Em São José, o comitê de combate ao novo coronavírus da prefeitura se reuniu no início da noite dessa segunda, logo após a videoconferência, e avaliou os dados sobre a pandemia no município. Em seguida, segundo a assessoria de imprensa, o município decidiu adotar, também, medidas mais drásticas. As restrições serão anunciadas durante a tarde desta terça-feira (23), após deliberações legais.

Palhoça

A prefeitura de Palhoça já definiu quais restrições serão aplicadas no município e deve assinar decreto com novas regras na manhã desta terça (23). A intenção é estabilizar a curva do contágio com as novas proibições antes que haja necessidade de decretar restrição total.

Mesmo sem detalhar as medidas, o município antecipou que elas servem para reduzir a movimentação no comércio e em locais públicos. A redução no horário de funcionamento dos estabelecimentos e a delimitação de capacidade máxima podem estar incluídas no decreto. 

Biguaçu

Em vídeo divulgado no final da tarde de segunda-feira, o prefeito de Biguaçu Ramon Wollinger (PSD), divulgou que estuda, junto com sua equipe técnica, um plano de ação para trabalhar alinhado aos demais municípios. Também fez um chamamento à classe empresarial, para que auxilie na fiscalização das normas sanitárias. 

O prefeito disse que "sentiu o afrouxamento da população" e que "medidas vão restringir, sim, algumas coisas". A assessoria de imprensa informou que deve ocorrer uma reunião nesta terça, para definir a possibilidade de um novo decreto.

*Colaborou Lucas Paraízo

Colunistas