nsc

    Tratamento

    São José vai comprar ivermectina e disponibiliza cloroquina, diz secretária de saúde

    Uso dos medicamentos só será feito se houver consenso entre médico e paciente

    17/07/2020 - 12h37 - Atualizada em: 17/07/2020 - 12h44

    Compartilhe

    Jorge
    Por Jorge Jr.
    Remédios só serão liberados se houver aval do médico e do paciente
    Remédios só serão liberados se houver aval do médico e do paciente
    (Foto: )

    O uso da cloroquina e da ivermectina como medida de combate ao coronavírus está autorizado em São José, conforme explicou a secretária de saúde do município, Sinara Simioni. Diferente de Itajaí, que distribui o medicamento para a população, a utilização no município só será feita somente se algum médico prescrever os remédios e o paciente estiver de acordo com o tratamento.

    - Nós já fizemos uma nota técnica, juntamente com o diretor clínico e o diretor técnico do município, e São José vai disponibilizar a cloroquina. Já foi solicitado ao Estado e ao Ministério da Saúde, nós estamos aguardando, e vai ficar a critério do médico a prescrição ou não em consenso com o paciente - explicou.

    Sobre a ivermectina, medicamento indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e que o governador Carlos Moisés afirmou ter tomado, o município está tentando comprar, mas tem encontrado dificuldade.

    > Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em SC

    - Quando veio essa questão da ivermectina nós tivemos um desabastecimento. Nossos profissionais receitaram e em duas semanas o nosso estoque foi quase 100%. Hoje nós estamos tendo uma dificuldade muito grande porque desabasteceu o mercado. Estamos buscando em várias regiões em outros locais para fazer a compra da ivermectina para ter à disposição nas unidades de saúde.

    Mais 20 mil testes 

    O município está para receber 20 mil testes rápidos e 10 mil testes PCR, adquiridos e que servirão para aumentar a testagem na população. Além do Cati, local onde fica o Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios do município, os moradores poderão realizar testes também nas Unidades Básicas de Saúde e na UPA Forquilhinha.

    Ouça a entrevista completa

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas