As inscrições para a 31ª Sapecada da Canção Nativa e a 23ª Sapecada da Serra Catarinense bateram recorde em 2025, totalizando 735 composições inscritas, 525 para a Sapecada da Canção Nativa e 210 para a etapa regional, superando as últimas edições. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Lages.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As Sapecadas fazem parte da programação da Festa Nacional do Pinhão. O festival é um dos mais importantes de música nativista da América Latina.

O número reflete o crescimento do festival e a diversidade de regiões participantes, incluindo estados que nunca haviam concorrido antes, como o Rio de Janeiro e representantes da região Norte, além de inscrições internacionais, como do Uruguai.

Os números também superam edições anteriores: foram 617 inscrições em 2024, 520 em 2023, 706 em 2022 e 693 em 2021, conforme dados de Mário Arruda, integrante da comissão organizadora. “Das edições mais recentes, tivemos o maior número de inscrições para a Sapecada da Serra Catarinense, o que demonstra o maior interesse pela etapa regional do festival”, completa.

Continua depois da publicidade

Seleção das melhores composições

Entre os dias 17 e 19 de abril, no Mercado Público de Lages, uma comissão julgadora formada por sete especialistas selecionará as músicas que subirão ao palco durante a 35ª Festa Nacional do Pinhão, de 13 a 15 de junho.

Serão escolhidas 16 composições para classificatória da 31ª Sapecada da Canção Nativa e, destas, somente 12 se classificarão para a fase final. O primeiro, segundo e terceiro lugares da 23ª Sapecada da Serra Catarinense também terão participação garantida na etapa nacional, assim como a música mais popular da 23ª Sapecada da Serra Catarinense.

Novo local e novas datas

A Sapecada da Serra Catarinense é a etapa regional do festival e neste ano acontece no dia 13 de junho, sexta-feira, e a Sapecada da Canção Nativa será nos dias 14 e 15, sábado e domingo, ambos no calçadão da praça João Costa.

Leia mais

Polícia encontra fuzil e munições após denúncia de comércio clandestino em SC

Decreto em SC regulamenta multa para quem usar drogas em ambientes públicos