nsc
dc

IMUNIZAÇÃO A CAMINHO

SC distribui mais de 150 mil vacinas contra Covid-19 para primeira dose

Transporte para boa parte dos municípios catarinenses ocorre neste sábado (4)

04/09/2021 - 10h26 - Atualizada em: 04/09/2021 - 11h18

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Mais de 120 municípios pediram doses a mais para vacinar pessoas com mais de 18 anos pela primeira vez
Mais de 120 municípios pediram doses a mais para vacinar pessoas com mais de 18 anos pela primeira vez
(Foto: )

Neste sábado (4), cidades de Santa Catarina estão recebendo novas doses da vacina contra o coronavírus para as primeiras aplicações na população adulta que ainda não foi contemplada. Segundo o governo de Estado, são 151.600 frascos para 129 municípios que solicitaram doses adicionais para ampliar a cobertura vacinal em pessoas com 18 anos ou mais.

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

As doses das centrais regionais da Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma e Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville e Mafra são transportadas via terrestre. As das centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira, Joaçaba, Lages e Rio do Sul são levadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar. Veja aqui a quantidade enviada a cada cidade.

Neste momento, segundo o vacinômetro estadual, Santa Catarina está com cobertura vacinal de 86,57% na população adulta com primeira dose. A meta é vacinar pelo menos 75% com as duas aplicações necessárias.

Enquanto o Estado avança na aplicação da segunda dose, o Ministério da Saúde divulgou que os imunizantes destinados para a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos e para vacinação de reforço de idosos acima de 70 anos e pessoas portadoras de imunossupressão grave têm previsão de envio para a partir do dia 15.

> Florianópolis antecipa 2ª dose contra Covid para quem seria vacinado em 7 de setembro

> Casos ativos de Covid-19 despencam em Blumenau e cidade tem números animadores

Mais de 80 cidades de SC, no entanto, já começaram a vacinar adolescentes e duas delas já cumpriram a meta estimada. Os jovens só podem ser vacinados com a Pfizer, única aprovada pela Anvisa, até o momento, para menores de 18 anos.

Já a aplicação em idosos e pessoas com alto grau de imunossupressão deve ser realizada, preferencialmente, com doses da Pfizer. No entanto, conforme orientação do Ministério da Saúde, podem ser utilizadas, de maneira alternativa, as vacinas de vetor viral, Janssen ou AstraZeneca.

Leia também:

Florianópolis e Balneário Camboriú estão entre destinos mais procurados no 7 de Setembro, diz site

STF manda prender caminhoneiro Zé Trovão

Colunistas