Santa Catarina é o estado brasileiro onde mais pessoas utilizam o automóvel como principal meio de transporte para ir ao trabalho. Os dados do Censo 2022: Deslocamento para Trabalho e para Estudo, divulgados nesta quinta-feira (9) pelo IBGE, revelam que 48% da população ocupada em Santa Catarina se desloca de carro.
Continua depois da publicidade
A proporção é a maior do país, acima da média nacional e à frente do Distrito Federal (46,3%), que aparece em segundo lugar. Na outra ponta, os estados do Pará (16,3%), Maranhão (17,2%) e Ceará (19,3%) registram os menores índices de uso do automóvel.
Cidade dos bilionários em SC quer incluir carros elétricos na frota municipal
Enquanto em Santa Catarina predomina o transporte individual, em outras regiões o cenário é diferente. O Rio de Janeiro lidera o uso do ônibus (35,8%) e também concentra, junto com São Paulo, praticamente todo o uso de trem e metrô do país. Já Rondônia (42,7%) e Piauí (42%) se destacam pelo uso intenso da motocicleta, meio de transporte que representa 16,4% da média nacional.
No estado catarinense, o transporte a pé para o trabalho é o segundo que mais aparece, com 16,6% das pessoas ocupadas se deslocando desta forma. As motocicletas vêm depois, com 12,6%.
Continua depois da publicidade
Preço do carro usado diminui em SC e taxa de redução ultrapassa média nacional
Nos estados do Nordeste, a caminhada tem um peso mais forte: Bahia (28,1%), Alagoas (25,5%) e Pernambuco (25,4%) são os que mais registram deslocamentos a pé. Já no Norte, meios como bicicleta e até embarcação aparecem em proporções relevantes: o Amapá, por exemplo, tem 17,4% dos trabalhadores indo de bicicleta, enquanto no Amazonas 4,2% usam embarcações pequenas no dia a dia.
Carros usados ficaram mais baratos em SC em agosto
O preço dos carros usados voltou a diminuir em Santa Catarina em agosto, de acordo com um levantamento realizado pelo Índice Webmotors, que acompanha mensalmente as oscilações nos preços médios dos veículos anunciados na plataforma.
Segundo informações da empresa, a categoria registrou índice de -0,475% no mês, cerca de -0,155 pontos percentuais em relação a julho, quando o recuo havia sido de -0,320%.
De acordo com os dados do índice, a depreciação identificada no Estado foi maior do que a média do país. Em agosto, a categoria alcançou desvalorização de -0,408%, considerando a média de usados em todo o Brasil.
Continua depois da publicidade
Os carros que mais interessam aos catarinenses
Nissan Kicks, Volkswagen Tera e Ford Ranger foram os veículos zero-km mais procurados por moradores de Santa Catarina no mês de julho deste ano, indicou outro levantamento da Webmotors.
Veja os modelos zero-km mais buscados em SC
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Resort dos famosos em SC entra em seleto ranking dos 20 melhores hotéis do Brasil
Cobertura de luxo milionária no Centro de Florianópolis vai a leilão pela metade do preço









