nsc
dc

Menor impunidade

SC é o segundo estado do Brasil que mais esclarece assassinatos, aponta estudo

Levantamento dos dados ocorreu entre 2018 e 2019

13/10/2021 - 19h22

Compartilhe

Gabriela
Por Gabriela Figueiredo
Santa Catarina teve uma melhora de 20% no esclarecimento de assassinatos comparado à edição anterior, feita em 2017
Santa Catarina teve uma melhora de 20% no esclarecimento de assassinatos comparado à edição anterior, feita em 2017
(Foto: )

Santa Catarina foi o segundo Estado que mais resolveu assassinatos de acordo com o relatório "Onde Mora a Impunidade", divulgado pelo Instituto Sou da Paz nesta quarta-feira (13). Na pesquisa, os dados apresentados se referem a homicídios dolosos, ou seja, com a intenção de matar, que aconteceram a partir de 2018, mas foram esclarecidos até 2019. O Estado teve resolução de 83% dos casos nesse período.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O primeiro lugar no ranking é ocupado pelo Mato Grosso do Sul, com índice de 89% de homicídios resolvidos. Os dois piores resultados são Paraná, com 12%, e Rio de Janeiro, com apenas 14% dos casos solucionados. Dez estados não informaram os números solicitados pelo levantamento.

De acordo com o instituto Sou da Paz, é definido como um caso de homicídio doloso “esclarecido” aquele em que pelo menos um dos agressores foi denunciado pelo Ministério Público (MP). Essa é a quarta edição da pesquisa, e Santa Catarina teve uma melhora de 20% no esclarecimento de assassinatos comparado à edição anterior, feita em 2017 - na época, o Estado alcançou 63% de resolução dos crimes desse tipo.

Segundo o governo de SC, alguns municípios do Estado chegaram a atingir 100% de resolubilidade em casos de homicídios. "O papel desempenhado pela Polícia Civil é fundamental para o bom resultado. Há diversos fatores, entre os quais, o trabalho de investigação realizado e o fator humano dispensado nos trabalhos pelos policiais civis, com grande capacidade investigativa de atuação. Também há de se ressaltar a própria integração entre os órgãos de segurança pública no Estado", destaca a matéria.

> Adolescentes de 15 e 17 anos são encontrados mortos em estrada na Grande Florianópolis

Leia também

Jovem morta atropelada após assédio queria fazer faculdade de estética, diz tia

Homem é assassinado a facadas pelo próprio irmão em Joinville

Adolescentes de 15 e 17 anos são encontrados mortos em estrada na Grande Florianópolis

Colunistas