Santa Catarina é o único estado do Brasil que oferece atendimento pedagógico especializado a estudantes imigrantes na rede estadual de ensino. Com mais de 1,3 mil alunos matriculados, o Programa Estadual de Acolhimento ao Migrante (PAM), da Secetaria de Estado da Educação (SED), é responsável pela aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens imigrantes matriculados na rede estadual. O foco principal é no ensino da língua portuguesa e na integração sociocultural dos estudantes.
Continua depois da publicidade
Sheleska Maigre Gonzales Juarez está entre os estudantes matriculados no PAM, no Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis. Natural de Cuba, ela relata que encontrou dificuldades ao chegar na Capital.
— O mais difícil foi aprender o idioma e me adaptar como era o ambiente de aula aqui, que é muito diferente. Tem diversos fatores: a saudade da minha família, ter que deixar o país… E a cultura também é muito diferente da que eu estou acostumada — detalha.
O PAM está presente em cerca de 50 unidades escolares da rede estadual, distribuídas por todas as regiões de Santa Catarina. São aproximadamente 70 professores atuando diretamente no atendimento pedagógico, atendendo 1.324 alunos. De acordo com a SED, os estudantes vêm de países como Venezuela, Haiti, Argentina, Paraguai, Bolívia, Senegal, Colômbia entre outros, enriquecendo o ambiente escolar com diferentes culturas e experiências.
— Muitas vezes o aluno vem sem nenhum documento e a gente não sabe qual é a escolaridade dele. A partir desse programa que eles começam a ter o domínio da língua portuguesa e a se ambientar no ambiente da escola. A secretaria de Educação proporciona isso para que o aluno possa, literalmente, ser incluído na escola — diz Vendelin Santo Borghezon, coornador geral do IEE.
Continua depois da publicidade
O PAM faz acompanhamento de centenas de imigrantes desde 2021 e, desde então, os resultados já começaram a aparecer.
— Nos só temos bons resultados. Inclusive, eles melhoram na questão da nota porque, a partir do momento que você consegue ter entendimento da língua para entender o que é passado na escola, com certeza você vai evoluir, vai melhorar o seus resultados — explica Simone Benedet, gerente do ensino fundamental do Estado.
Para participar do programa, as escolas da rede estadual realizam anualmente um processo de adesão junto à SED. Neste processo, cada unidade apresenta um diagnóstico inicial informando o número de estudantes imigrantes matriculados, as faixas etárias e as necessidades pedagógicas. Com base nesses dados, o PAM organiza a oferta de atendimento e a designação de professores capacitados para atuar com estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e também do ensino médio.
Veja o ranking das cidades catarinenses que mais receberam estrangeiros
Continua depois da publicidade
Leia mais
Dados do Censo revelam qual o estado com mais migrantes no Brasil
Quem são os migrantes que tornaram SC o estado preferido dos “novos catarinenses”











