Santa Catarina está entre os estados mais cobertos de infraestrutura de recarga para veículos elétricos. Até fevereiro deste ano, são 1.112 pontos de tomada em todo o Estado, segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). No geral, é o quinto estado do País com mais eletropostos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Desse total, 940 pontos são de recarga lenta (AC) e outros 172 são de recarga rápida (DC). Para se ter ideia, há mais pontos só de carregamento rápido em Santa Catarina do que o total disponível em Mato Grosso (153 de lento e rápido), Mato Grosso do Sul (88) e Sergipe (94).
“Corredor elétrico” contará com eletropostos em 100 municípios de SC no próximo ano
Florianópolis (com 220 eletropostos, sendo 198 lentos e 22 rápidos) é a cidade que lidera no Estado com mais pontos de recarga, seguida por Balneário de Camboriú (84), Joinville (74) e Blumenau (73) de carregadores DC (recarga rápida) e AC (recarga lenta).
Continua depois da publicidade
Mesmo morando em uma região bem abastecida de recarga, a pessoa que pretende comprar um carro elétrico ou híbrido plug-in precisa se planejar e não depender de tomada pública. Hoje, a maioria dos pontos possuem tarifa e uma inevitável fila de espera. Dependendo do carro, pode-se levar seis horas ou mais num ponto de carga lenta.
Outra dica é baixar aplicativos que indicam os pontos de recarga e se estão livre ou ocupados. O ideal é sempre montar um wallbox em casa ou onde trabalha para não depender dos pontos públicos.
Carregadores em estacionamentos de shoppings, por exemplo, não costumam cobrar pela recarga, mas ainda é preciso pagar pela permanência na vaga. No Beiramar Shopping, por exemplo, na região central da Capital, são dez vagas para carros Audi, BMW, Jaguar, Porsche e Volvo.
“Corredor elétrico” em Santa Catarina
Em novembro do ano passado, a Celesc e o governo do Estado anunciaram ampliação de eletropostos no Estado em 2025. A meta do chamado Corredor Elétrico é alcançar no mínimo 100 municípios catarinenses ao longo deste ano. Atualmente, são 35 cidades atendidas. A ideia é que os eletropostos fiquem a menos de 50 quilômetros de distância.
Continua depois da publicidade
De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran/SC), se somados todos os veículos que são 100% elétricos em circulação atualmente e as diferentes categorias de carros híbridos, o Estado possuia, até novembro do ano passado, uma frota total de 22.735 veículos.
Florianópolis recebeu mais dois carregadores
A GWM Brasil inaugurou na última semana duas vagas de carregamento para veículos eletrificados no Floripa Shopping, em Florianópolis, em parceria com a WeCharge.
Um carregador rápido de 60 kW foi instalado, oferecendo recarga gratuita apenas para clientes GWM, com capacidade para atender dois veículos simultaneamente.
O carregador pode carregar a bateria do Ora 03 Skin em até 50 minutos e do Haval H6 PHEV19 em até 40 minutos, por exemplo.
Continua depois da publicidade
São Paulo lidera no País
Os estados com maior volume de eletropostos são São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Santa Catarina ficou em quinto. Veja o ranking:
Já entre os estados de menor infraestrutura estão: Roraima (5), Acre e Amapá (6 cada), Rondônia (36) e Tocantins (32).
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
Leia também
Uber cria recurso contra passageiros mal-educados; veja como vai funcionar
Nova geração do BMW X3 troca Santa Catarina por estado americano