O resumo de notícias desta quarta-feira (9) destaca a desobritatoriedade no uso de máscaras para conter o avanço da Covid-19 em SC. O Estado já definiu uma data para publicar o novo decreto, no sábado (13) novas medidas serão divulgada e fazem parte das ações de desativação da emergência sanitária.

Continua depois da publicidade

Se você preferir, ouça o podcast SC em 5 minutos para ficar por dentro das principais informações do dia. O áudio está disponível no Spotify e também no YouTube.

Veja todos os destaques

  • Ministro da Saúde sinaliza dispensa do uso de máscaras no Brasil e vacinação anual
  • Estado tem data para desobrigar uso de máscaras em SC
  • Secretário da Fazenda leva uísque para discussão sobre ICMS na Alesc
  • Abastecimento de água volta a Itaiópolis dois dias após contaminação de rio
  • Cerveja de Blumenau é escolhida como a melhor do Brasil em 2022

Ouça o podcast SC em 5 minutos

Dispensa do uso de máscaras no Brasil

O Governo Federal prevê novas flexibilizações para o Brasil nas próximas semanas. A informação foi revelada nesta quarta-feira (9) pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, que também preside nacionalmente o Consórcio Conectar, que se mobilizou na tentativa de aquisição de vacinas para combater a Covid.

> Ministro da Saúde sinaliza dispensa do uso de máscaras no Brasil e vacinação anual

Continua depois da publicidade

SC deve publicar decreto que desobriga uso de máscaras

O decreto que desobrigará o uso de máscaras em Santa Catarina, que vem sendo discutido internamente pelo governo. A medida fará parte das ações de desativação da emergência sanitária no Estado.

> Estado já tem data para decreto que desobriga uso de máscaras em SC

Mais da metade dos municípios de SC não registraram mortes por Covid

O governo de Santa Catarina informou que mais da metade dos municípios do Estado está há cerca de 30 dias sem registrar mortes por covid-19. Os dados, levantados pela Secretaria de Estado da Saúde e divulgados nesta terça-feira (8), indicam que, dos 295 municípios, 166, ou seja, 56,3%, não registraram mortes no período.

> Mais da metade dos municípios de SC está há 30 dias sem registrar morte por covid-19

Abastecimendo de água é restabelecido em cidade de SC

O abastecimento de água voltou na cidade de Itaiópolis. A retomada ocorreu nesta quarta-feira (9). A cidade estava há dois dias sem água por conta da contaminação no rio São Lourenço que interrompeu a captação de água no município.

Ainda não é possível saber o que ocasionou a contaminação do rio. O Instituto do Meio Ambiente e a defesa civil coletaram amostras de água para identificar a causa da poluição. O resultado deve sair nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

> Abastecimento de água volta a Itaiópolis dois dias após contaminação de rio

Uísque e garrafa de vinho na Alesc

O secretário de Estado da Fazenda chegou ao Gabinete da Presidência da Alesc para reunião com os setores econômicos carregando uma garrafa de uísque, uma de vinho da Serra Catarinense, uma de leite longa-vida e uma de água mineral. As quatro foram colocadas sobre a mesa de negociação.

> Secretário da Fazenda leva uísque e garrafa de vinho para discussão sobre ICMS na Alesc

Melhor cerveja do Brasil em 2022

Um rótulo produzido em Blumenau recebeu o prêmio de melhor cerveja do brasil em 2022. Ela foi produzida pela Cerveja Blumenau, sim, este é o nome da empresa. A cervejaria ganhou o título de melhor cerveja do ano no concurso brasileiro de cervejas. O rótulo Craftlab Grodziskie, produzido no vale do itajaí, foi eleito o melhor entre os 3,5 mil inscritos no concurso.

> Cerveja de Blumenau é escolhida como a melhor do Brasil em 2022

Leia também

Uber é multada em R$ 3 milhões por abuso no cancelamento de viagens em Florianópolis

Acusado de matar mãe e filha em Blumenau é condenado a 32 anos de prisão

Morre primeiro paciente que recebeu transplante de coração de porco nos EUA

Destaques do NSC Total