
Direito do consumidor
Em nota, aplicativo respondeu que irá recorrer da decisão do Procon assim que for notificado
Um aplicativo de transporte foi multado em R$ 3 milhões pelo Procon de Florianópolis. Entre as acusações está o abuso no cancelamento de viagens dos ususários. A prefeitura anunciou a medida nesta quarta-feira (9). A Uber disse que irá recorrer da decisão.
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Segundo o Procon, a Uber tem cancelado viagens pagas em cartão de crédito direto pelo aplicativo e em dinheiro, mesmo quando pode prestar atendimentos. De acordo com o diretor do órgão, Alexandre Farias Luz, a multa chega após diversos casos de abuso das leis do consumidor, denúncias da população e análise da pasta.
— Já havíamos notificado a Uber em 2021, e pedimos esclarecimentos por conta das condutas realizadas que lesam diretamente o consumidor. No entanto, as práticas são repetitivas e as solicitações realizadas pelo Procon não foram atendidas — explica o diretor.
De acordo com a prefeitura, os direitos violados estão descritos nos artigos 6º e 39 do Código de Defesa do Consumidor. O documento diz respeito a "efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos". Além disso, considera como prática abusiva e proíbe a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.
Em nota, a Uber respondeu que irá recorrer da multa assim que for notificada e disse que o abuso nos cancelamentos é combatido por mecanismos do aplicativo. "Motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgarem necessário", disse em trecho do comunicado.
"A Uber esclarece que irá recorrer da autuação assim que for notificada.
O abuso no cancelamento de viagens não tem nada a ver com a liberdade do motorista parceiro de recusar solicitações. Na Uber, o motorista é totalmente livre para decidir quais solicitações de viagem aceitar e quais recusar. A conexão entre parceiro e usuário - quando nome, modelo e placa do carro são compartilhados e o usuário recebe a confirmação de que o motorista está a caminho - só ocorre depois do motorista ter conferido as informações da solicitação (tempo, distância, destino etc.) e decidido aceitar a realização da viagem."Motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgarem necessário. Cancelamentos excessivos ou para fins de fraude, porém, representam abuso do recurso e configuram mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas. A Uber tem equipes e tecnologias próprias que revisam constantemente os cancelamentos para identificar suspeitas de violação ao Código da Comunidade e, caso sejam comprovadas, banir as contas envolvidas"
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