Santa Catarina está sob alerta amarelo de tempestade até às 10h de segunda-feira (8), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A partir das 16h deste domingo (7), a chuva pode chegar aos 50 milímetros em algumas regiões catarinenses (veja abaixo), enquanto os ventos intensos sopram entre 40 km/h e 60 km/h. Há também chances para a queda de granizo. Os temporais chegam ao Estado um dia antes de um ciclone extratropical que deixará o tempo em Santa Catarina instável no início da semana, segundo a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

As regiões catarinenses que estão sob o alerta do Inmet são o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Serrana (planaltos) e Oeste, Norte e Sul catarinense.

O aviso também engloba os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Domingo terá pancadas de chuva e temporais no fim do dia

Apesar do sol que predomina na maioria das regiões catarinenses neste domingo, o tempo deve virar no fim do dia, entre a tarde e o início da noite. De acordo com a Defesa Civil, o calor, a umidade e a circulação marítima favorecem a formação de pancadas de chuva e temporais isolados. 

O risco é moderado para ocorrências associadas a chuva intensa em curto período, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos no Meio-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e parte do Litoral Sul .

Continua depois da publicidade

Nas demais regiões, o risco é baixo, com chuva isolada, intercalada por períodos de melhoria com sol e calor.

Regiões em verde tem risco baixo para temporais neste domingo (7) (Foto: Defesa Civil, Reprodução)

Ciclone chega em SC na segunda-feira

Entre a segunda (8) e a terça-feira (9), um ciclone extratropical deixa o tempo instável em toda Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, que emitiu um alerta meteorológico para os dois dias, há alto risco para destelhamentos, queda de galhos e árvores, queda de energia elétrica, alagamentos e enxurradas em grande parte do Estado.

A atuação do ciclone inicia na tarde de segunda-feira, com chance de temporais com chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo, principalmente no Grande Oeste e nos municípios que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. As exceções para o risco alto de ocorrências meteorológicas são as regiões do Vale do Itajaí e Litoral Norte, além da Grande Florianópolis.

Já na terça-feira, o risco se torna alto para todo o Estado, com chuva frequente e intensa desde a madrugada. Em determinados momentos, podem ocorrer temporais isolados e rajadas fortes de vento. Nas áreas do litoral catarinense, por exemplo, as rajadas podem chegar aos 70 km/h.

Continua depois da publicidade

Risco de ocorrências fica alto para todo o Estado na terça-feira (9) (Foto: Defesa Civil, Reprodução)

O calor continua tendo destaque, com máximas acima de 30°C em boa parte do Estado, chegando a 36°C no Extremo Oeste. É na terça-feira (9) que os termômetros começam a diminuir novamente, devido à cobertura de nuvens e à chuva.

Na quarta-feira (10), com o afastamento do ciclone para alto mar, às instabilidades perdem força e as condições para chuva diminuem, de acordo com a Defesa Civil. Porém, as rajadas de vento se intensificam no Litoral, podendo chegar aos 90 km/h.

O que a Defesa Civil recomenda?

*Sob supervisão de Luana Amorim

Continua depois da publicidade