Santa Catarina está em alerta laranja para chuvas volumosas e persistentes a partir desta quarta-feira (9). As informações foram divulgadas pela Defesa Civil nesta terça-feira (8). Segundo o órgão, nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte, parte do Litoral Sul e Planalto Sul, os acumulados podem somar valores entre 150 milímetros e 200 milímetros. Ainda há chances de rajadas de ventos e queda de granizo. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os temporais atingem o Estado a partir da madrugada de quarta-feira, em especial nas áreas do Litoral Sul e Grande Florianópolis, e avançam para as regiões do Vale do Itajaí e Litoral Norte. Na região Oeste, há chance de raios, rajadas de ventos intensas e queda de granizo. O risco é de moderado a alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica.

Família catarinense se prepara para chegada do furacão Milton, na Flórida

Conforme a Defesa Civil, as chuvas persistem até sexta-feira (11), quando as tempestades avançam do Oeste para as áreas litorâneas, mudando o padrão de chuva na região. O motivo é a chegada de uma frente fria.

Continua depois da publicidade

Além disso, de acordo com a Defesa Civil, a circulação marítima e a baixa pressão são os sistemas responsáveis por causar a chuva no Estado. A combinação faz com que o fenômeno ocorra de forma persistente e até intensa em alguns momentos.

Após a passagem dos sistemas, a tendência é de tempo firme para o final de semana. 

Temporal atinge Santa Catarina entre quarta-feira (9) e sexta-feira (11) (Foto: Defesa Civil)

Vale do Itajaí e Grande Florianópolis têm alerta para deslizamentos

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o risco é alto para deslizamentos, fluxos de detritos e queda de blocos no Oeste e em parte da Serra catarinense. Já no Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul, o risco é muito alto para esse tipo de ocorrência, principalmente nas regiões serranas e de encostas.

As áreas mais suscetíveis, segundo o órgão, são encostas sem vegetação, áreas que apresentam feições de movimento antigas, recorte na região da encosta e áreas com taludes próximos a rodovias.

Em relação aos rios, o risco é alto para inundações graduais nas bacias hidrográficas do Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim. No Alto Vale, eles devem atingir níveis de emergência.

Continua depois da publicidade

Além disso, conforme a Defesa Civil, o risco é muito alto para possíveis enxurradas na região por conta das características dos rios. O alerta também se estende para o Meio-Oeste.

Na Grande Florianópolis, são esperadas elevações nos níveis dos rios Tijucas, Biguaçu e Cubatão, por conta dos volumes de chuva previstos. Por conta disso, o risco é muito alto para enxurradas. O alerta também vale para o Sul do Estado, nas regiões de cabeceira das bacias hidrográficas, devido a concentração de chuvas próximo das regiões serranas.

Recomendações da Defesa Civil

  • Durante os temporais busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
  • Na praia, jamais fique na água.
  • Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Leia mais

Número de mulheres vereadoras aumenta em SC, mas passa longe da equidade

Notas do “Enem dos Concursos” são divulgadas; veja como acessar e próximas etapas

Destaques do NSC Total