Santa Catarina está entre os estados que devem sofrer com “anomalias de temperatura” em cenários projetados por especialistas da Climatempo. As projeções mostram as perspectivas para o Brasil entre esta semana e o dia 23 do próximo mês. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A previsão mostra o avanço da nova onda de calor que deve manter as temperaturas elevadas em estados do Centro-Sul até o início de março. O calor intenso deve começar nesta sexta-feira (28) e se estender ao menos até o dia 5 de março.
Essa onda de calor deve impactar de maneira mais intensa locais como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, parte de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Ainda segundo a previsão de anomalias, Santa Catarina deve ficar entre o risco de “acima da média” e “muito acima da média”.
O Sul do país é a região que mais tem sofrido com dias de calor extremo neste início de ano. Já foram três ondas de calor em menos de dois meses completos.
Continua depois da publicidade
Cidades de SC vivem fevereiro mais quente da história, mostra levantamento
Com os fenômenos, diversas cidades registraram temperaturas recordes para o período. Quaraí, no Rio Grande do Sul, por exemplo, registrou marcas de quase 44°C. Essa é a maior temperatura observada no Estado desde o início do monitoramento, em 1910.
O que são “anomalias de temperatura”
Anomalia de temperatura é a diferença entre a temperatura observada e a temperatura de referência (média histórica, por exemplo). Essa medida é usada para identificar desvios em relação ao padrão esperado, o que pode indicar eventos climáticos como as ondas de calor.
Por exemplo, se a temperatura média de referência para um mês em uma região é 20°C e a temperatura observada é 23°C, a anomalia é de +3°C.
Calor intenso retorna a SC com temperaturas próximas a 40°C
Nesta semana, o sol passa a predominar em todas as regiões de Santa Catarina, trazendo de volta o calor intenso. As temperaturas superam os 30°C em todas as regiões, se aproximando dos 40°C no Oeste e no Litoral Sul, segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
O órgão diz que o calor intenso persiste durante toda a semana no Estado catarinense e que isso pode trazer riscos à saúde, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias. A Defesa Civil alerta que é importante reforçar os cuidados com a hidratação, manter os ambientes ventilados e ter cuidado especial com a população mais vulnerável, como idosos, crianças e enfermos.
A Secretaria ainda destaca que há uma condição meteorológica específica para as regiões litorâneas da Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nessas áreas, ventos úmidos do oceano devem causar variação de nuvens e chuvas rápidas, entre o final da noite e no decorrer da madrugada, com algumas pancadas mais intensas.
Previsão completa para a região Sul do Brasil
- Temperaturas seguem muito altas até por volta do dia 10 de março, principalmente no Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina, norte e oeste do Paraná.
- Calor intenso favorece fortes pancadas de chuva localizadas, e risco de tempestades com granizo.
- Ao longo da segunda quinzena de março a frequência de massas de ar frio tende a aumentar, trazendo um certo equilíbrio nos desvios do mês.
- Volumes de chuva um pouco acima do normal na maioria das regiões, mas espacialmente mal distribuídas – provocadas pelo calor.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Cidade do Vale lidera ranking de capacidade em proteção e Defesa Civil em Santa Catarina
Mais da metade dos servidores da educação e 18% da saúde permanecem em greve em Florianópolis
 
				