Nesta quarta-feira (1º), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de tempestades para regiões catarinenses que vale até às 10h de quinta-feira (2). Segundo o comunicado, deve chover entre 20 e 30 milímetros por hora em algumas áreas de Santa Catarina durante o período, além de chances de ventos intensos entre 40 e 60 km/h e queda de granizo. De acordo com a Defesa Civil estadual, o tempo instável se intensifica no Estado na quinta-feira, e as chuvas intensas devem durar até a sexta-feira (3).

Continua depois da publicidade

Conforme o Inmet, as principais áreas afetadas pelas tempestades serão o Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e regiões do Norte e Sul catarinense.

A Defesa explica que o tempo instável ocorre por conta da influência de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera, combinadas ao fluxo de calor e umidade da região amazônica. O vento, que passa a predominar em direção leste no Litoral catarinense e áreas próximas, também favorece o clima instável, de acordo com o órgão.

Festas de outubro terão companhia de “gangorra climática” em Santa Catarina

Na quinta-feira, as regiões de litoral, Planalto Norte e Vale do Itajaí deverão ter condição para chuva persistente e até intensa. O risco fica entre moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais, segundo a Defesa.

Continua depois da publicidade

Já do Extremo Oeste ao Litoral Sul, a chuva ocorre na forma de pancadas acompanhadas por temporais com raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. Nessas regiões, o risco fica entre baixo e moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas pontuais e danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. 

Durante a tarde, as temperaturas máximas variam entre 16°C e 24°C na maioria das regiões, segundo a Defesa.

Veja como fica o tempo por região na quinta-feira (1):

Extremo Oeste

  • Temp. mínima: 16.20°C
  • Temp. máxima: 21.50°C
  • Condição: Encoberto com chuva

Oeste

  • Temp. mínima: 14.70°C
  • Temp. máxima: 21.30°C
  • Condição: Encoberto com chuva

Meio-Oeste

  • Temp. mínima: 13.10°C
  • Temp. máxima: 17.40°C
  • Condição: Encoberto com chuva

Planalto Sul

  • Temp. mínima: 11.60°C
  • Temp. máxima: 15.80°C
  • Condição: Encoberto com chuva

Litoral Sul

  • Temp. mínima: 14.50°C
  • Temp. máxima: 22.20°C
  • Condição: Encoberto com chuva

Vale do Itajaí

  • Temp. mínima: 13.80°C
  • Temp. máxima: 19.60°C
  • Condição: Encoberto com chuva

Grande Florianópolis Serrana

  • Temp. mínima: 13.50°C
  • Temp. máxima: 18.40°C
  • Condição: Encoberto com chuva

Grande Florianópolis Litorânea

  • Temp. mínima: 13.80°C
  • Temp. máxima: 21.10°C
  • Condição: Encoberto com chuva

Planalto Norte

  • Temp. mínima: 13.40°C
  • Temp. máxima: 16.20°C
  • Condição: Encoberto com chuva

Litoral Norte

  • Temp. mínima: 16.00°C
  • Temp. máxima: 21.60°C

Chuvas intensas vão até sexta-feira, diz Defesa Civil

Nesta quarta-feira (1º), a Defesa Civil estadual emitiu um aviso meteorológico que informa que as chuvas persistentes e intensas devem continuar até a sexta-feira (3). As regiões mais afetadas devem ser o Grande Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense.

Isso acontece devido à mudança dos ventos para leste/nordeste, que transporta uma grande quantidade de umidade para o Estado, combinado às instabilidades presentes na atmosfera. 

Continua depois da publicidade

Não se descartam a ocorrência de temporais isolados, com raios e rajadas de vento, trazendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

Quase 120 casas já foram afetadas pelas chuvas em SC

Com as chuvas que vem atingindo o Estado nesta semana, já foram 119 casas afetadas nos municípios de Concórdia, Águas de Chapecó, Chapecó, Cunha Porã e Xanxerê, segundo a Defesa Civil.

Na terça-feira, o município de Cunha Porã decretou situação de emergência por conta do “alagamento e destelhamentos de residências e estabelecimentos particulares, transbordamento de rios, destruição de pontes, pontilhões e bueiros no perímetro rural”.

As chuvas intensas já causaram danos significativos em cidades do Oeste. Em Chapecó, ao menos 67 casas foram destelhadas nesta semana, em bairros como Aldeia Condá e Distrito de Marechal Borman. Em Concórdia, cerca de 40 residências foram afetadas por ventos fortes, raios e granizo.

Continua depois da publicidade

Na cidade de Águas de Chapecó, rajadas de até 81 km/h arrancaram o telhado de uma casa, arremessando-o contra outra residência e um carro. Já em Cunha Porã, seis casas foram danificadas e uma estrada rural precisou ser interditada.

Apesar dos estragos, não há registros de mortes ou feridos.

Veja fotos das tempestades

Veja as recomendações da Defesa Civil

  • Durante os temporais, busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
  • Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
  • Em caso de ventos fortes, evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco

Leia também

Fotos revelam corre-corre na montagem da Oktoberfest Blumenau a uma semana da festa

Quem é o urbanista dinamarquês cujo escritório vai remodelar Florianópolis nos próximos anos

“Dança” de par de furacões formam fenômeno raro no Atlântico e deixam rastro de destruição