Outubro já começou e com ele vem a expectativa em diferentes pontos de Santa Catarina — especialmente no Vale do Itajaí — por conta das festas que movimentam as cidades, atraindo milhares de turistas. Em paralelo, porém, o mês também é historicamente marcado pelas chuvas frequentes e, para este ano, uma verdadeira “gangorra climática” deve acompanhar as festividades típicas.
Continua depois da publicidade
As informações são do Fórum Climático, grupo formado por meteorologistas de cinco instituições, entre elas Defesa Civil e Epagri/Ciram, que se reúne mensalmente para fazer a previsão climática trimestral. No encontro de segunda-feira (29), os profissionais citaram as incertezas relacionadas a outubro, a começar pela temperatura.
Considerada uma época de transição para o calor que normalmente “dá as caras” em novembro, espera-se de outubro um pouco de tudo (desde dias mais frios a outros mais aquecidos). No geral, o comportamento primaveril deve prevalecer, com manhãs e noites “fresquinhas” e tardes quentes.
Chance de La Niña até o fim do ano sobe para 71%, afirma organização internacional
Já em relação às chuvas, é consenso que elas devem ficar acima da média. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, os maiores acumulados possivelmente serão registrados no Oeste, Norte e Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Há uma mudança de padrão a partir de novembro. O ano fechará com chuvas menos frequentes, mais localizadas, resultando em precipitações abaixo da média no último bimestre. Com o tempo mais seco, virão também os dias mais quentes, entrando no ritmo do verão antes mesmo do início oficial da estação, em 21 de dezembro.
Leia mais
Mansão ultraluxuosa à venda por R$ 25 milhões em Itapema tem até ilha particular

