nsc
dc

BALANÇO ESTADUAL

SC passa a marca de 1,6 mil mortes por coronavírus e registra aumento na taxa de letalidade

Enquanto número de mortes por coronavírus aumenta, forte movimento nas ruas reduz índice de isolamento social em SC

11/08/2020 - 18h13 - Atualizada em: 11/08/2020 - 22h45

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Monitoramento no Centro de Florianópolis flagra grande aglomeração em tempos de pandemia do coronavírus
Monitoramento no Centro de Florianópolis flagra grande aglomeração em tempos de pandemia do coronavírus
(Foto: )

Santa Catarina teve um novo salto no número de mortes por coronavírus e registrou um dos piores índices de letalidade da pandemia nesta terça-feira (11), além de queda no isolamento social. Segundo dados do governo estadual, 1.619 pessoas já morreram no Estado por complicações da doença e mais de 109,5 mil diagnósticos tiveram resultado positivo para covid-19 entre os meses de fevereiro e agosto. Os números deste último boletim elevaram a taxa de letalidade para 1,48%.

> Painel do Coronavírus: confira todos os dados da doença em SC

Do total de casos, 97,2 mil se recuperaram e outros 10,6 mil continuam em acompanhamento. Ao menos 520 pacientes estão hospitalizados em leitos públicos de UTI para tratamento do novo coronavírus em SC. 

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Com isso, a taxa de ocupação geral também teve um rápido aumento, se comparado ao dia anterior, e está 80,3%. Seguem livres para todos os tipos de atendimento - coronavírus, outras doenças e acidentados - apenas 281 leitos. 

Além das pessoas hospitalizadas na rede pública de saúde, outros 101 pacientes estão internados em unidades hospitalares da rede privada para tratamento de covid-19. O total de pacientes em UTI em SC é de 621. Desses, ao menos 334 fazem uso de respiradores para se manterem vivos.

> Bebê indígena morto ao nascer é a vítima mais jovem de coronavírus em SC

Índice de isolamento social baixo

O índice de isolamento social, um dos fatores mais importantes para o controle da transmissão do vírus, caiu ainda mais nesta semana. De acordo com dados do Estado dessa segunda-feira (10), a taxa de isolamento social está em 35,1%, quando o ideal é estar acima de 60%. 

> Paciente com coronavírus sai do coma em SC, pergunta pelo Grêmio e recebe apoio de Renato Gaúcho

Na Capital catarinense, câmeras de monitoramento flagraram o intenso movimento no Centro da cidade e o desrespeito em relação às orientações de distanciamento mínimo entre as pessoas, na tarde desta terça-feira. 

Colunistas