A última atualização da Epagri/Ciram, divulgada nesta quarta-feira (28), indica que há chance de neve e chuva congelada em Santa Catarina ainda na noite desta quarta, seguindo até a manhã de quinta-feira (29). O motivo será a combinação de frio e umidade presente no Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta para a precipitação de neve a partir das 23h. Na quinta, um ciclone extratropical traz chuva e ventos intensos ao Estado.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo o Inmet, a neve pode atingir a espessura de até cinco centímetros, com pequeno risco de acidentes. As mínimas podem chegar a -4°C, com frio mais intenso nas áreas altas acima de 800 metros de altitude. As temperaturas também podem ficar abaixo de 0°C nas regiões mais altas da Serra, e variam entre 1°C e 5°C nos Planaltos e Meio-Oeste. No Extremo Oeste, as temperaturas ficam em torno de 5°C, enquanto no Litoral e áreas próximas, em torno de 10°C.
A Serra catarinense é a única região do Estado que possui possibilidade de neve, mas o Inmet aponta que outras cidades também estão na lista do alerta amarelo de “perigo potencial”. Veja a lista:
- Alfredo Wagner
- Anitápolis
- Bocaina do Sul
- Bom Jardim da Serra
- Bom Retiro
- Campo Belo do Sul
- Capão Alto
- Cerro Negro
- Grão Pará
- Lages
- Lauro Müller
- Morro Grande
- Orleans
- Painel
- Rio Fortuna
- Rio Rufino
- Santa Rosa de Lima
- São Joaquim
- Timbé do Sul
- Urubici
- Urupema
Continua depois da publicidade
Na tarde de quarta-feira, cinco municípios já haviam registrado temperaturas abaixo de 10°C, segundo a Defesa Civil. Novo Horizonte registrou 8,2°C, enquanto Xanxerê (8,3°C), Abelardo Luz (8,6°C), Tangará (9,4°C) e Campos Novos (9,9°C) também tiveram baixas temperaturas.
Confira fotos dos episódios de neve em Santa Catarina
Alerta para chuva e ventos costeiros
O alerta para chuvas intensas continua até às 10h de quinta-feira, atingindo principalmente o Oeste e o Sul Catarinense. Até quinta, ventos fortes do quadrante oeste/sudoeste também devem ser registrados devido à formação de um ciclone extratropical. Neste período, o vento médio varia entre 30 e 50km/h e as rajadas de 50 a 70km/h, podendo ser ainda mais fortes nas áreas altas e na área costeira.
Alagamentos costeiros também podem ser registrados, mas devido a um aumento da maré. Os picos de maré são previstos às 18h em Florianópolis, 15h15 em Balneário Camboriú e às 15h30 em Itajaí, nesta quarta-feira e na madrugada e tarde da quinta-feira.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil Municipal de Florianópolis emitiu alerta para mar agitado e ressaca entre esta quarta-feira (28) e a manhã de sexta-feira (30), devido ao avanço de uma frente fria e pela atuação de um ciclone extratropical, que intensificam os ventos e elevam o nível do mar.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, estão previstas ondas de sul/sudeste entre 3,0 m e 3,5 m, com picos de até 4,0 m em alto-mar. Além disso, a combinação de mar agitado, maré elevada e ventos fortes pode provocar alagamentos costeiros em áreas vulneráveis da Capital. Na área insular de Florianópolis, o risco é moderado para alagamentos, especialmente nas regiões da Avenida da Saudade, Centro-Sul e Rio Tavares, com maior chance de ocorrência nas tardes e madrugadas entre os dias 28 e 30.
A administração municipal recomenda que a população evite atividades de navegação, pesca e esportes no mar durante o período de agitação marítima.
Previsão do tempo para quinta-feira
Durante a manhã de quinta-feira, ainda há chance de neve, com temperaturas entre -3°C e 4°C nos Planaltos, Meio-Oeste e Grande Florianópolis Serrana, e de 3°C a 11°C nas demais regiões. O dia começa com condição de chuva fraca entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, motivada pela umidade de um Ciclone Extratropical localizado próximo à costa do Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Durante a tarde, as temperaturas não passam dos 3°C e 5°C entre o Planalto Sul e Meio-Oeste e dos 15 e 18°C na maior parte do Litoral. Entre o Meio-Oeste e o Litoral, especialmente nas áreas mais altas, os ventos de oeste sopram com rajadas entre 55 e 75 km/h.
Veja a previsão por região para esta quinta:
Extremo Oeste
Temp. mínima: 2.80°C
Temp. máxima: 11°C
Sol, nuvens e chuva
Oeste
Temp. mínima: 0.90°C
Temp. máxima: 9.90°C
Sol, nuvens e chuva
Meio-Oeste
Temp. mínima: 0.10°C
Temp. máxima: 8.50°C
Sol, nuvens e chuva
Planalto Sul
Temp. mínima: 0.80°C
Temp. máxima: 7.70°C
Sol, nuvens e chuva
Litoral Sul
Temp. mínima: 4.10°C
Temp. máxima: 16.70°C
Sol com muitas nuvens
Vale do Itajaí
Temp. mínima: 2°C
Temp. máxima: 15.40°C
Sol com muitas nuvens
Grande Florianópolis Serrana
Temp. mínima: 2°C
Temp. máxima: 15.40°C
Ensolarado
Grande Florianópolis Litorânea
Temp. mínima: 3.50°C
Temp. máxima: 18.30°C
Sol com muitas nuvens
Planalto Norte
Temp. mínima: 0.80°C
Temp. máxima: 11.80°C
Sol com muitas nuvens
Litoral Norte
Temp. mínima: 6.60°C
Temp. máxima: 18.90°C
Ensolarado
Leia também
Em meio à alerta para frio polar, São José intensifica proteção aos animais e à população
Alerta do Inmet aponta chance de neve para o Planalto Norte de SC após 12 anos







