nsc
dc

Imunização

SC recebe mais 197 mil doses de vacina contra Covid

Ritmo atual de entrega de imunizantes deve garantir que Estado vacine população adulta até o fim de agosto, projeta Dive-SC

15/08/2021 - 06h00

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
SC recebeu mais 124 mil doses de vacinas da Pfizer na noite deste sábado (14)
SC recebeu mais 124 mil doses de vacinas da Pfizer na noite deste sábado (14)
(Foto: )

Santa Catarina recebeu mais 197,7 mil doses de vacina contra Covid-19 neste sábado (14). Pela manhã, o Estado recebeu 73,7 mil doses da vacina CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. No início da noite, foi a vez de um lote de 124 mil doses da Pfizer chegar ao Estado. As duas cargas foram desembarcadas no aeroporto de Florianópolis.

Variante Delta em SC traz risco para todas as idades e pode lotar sistema de saúde, diz nota

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O Estado ainda não confirmou quando essas vacinas vão ser distribuídas aos municípios. Apesar disso, SC deve receber mais vacinas na segunda-feira, com doses da Pfizer e do laboratório Astrazeneca.

Ainda neste sábado, o Estado também distribuiu às centrais regionais vacinas que chegaram a SC na sexta-feira.

No total, foram repassadas 162,8 mil doses de vacina recebidas. Foram 60,8 mil da Pfizer e 48 mil da CoronaVac, destinadas à primeira dose, além de 3,2 mil vacinas da Janssen, de dose única e que será utilizada na população que tem mais chances de não completar o esquema vacinal com os imunizantes de duas doses - população de rua e grupos vulneráveis, por exemplo.

Além dessas vacinas, foram repassadas ainda 29,4 mil doses da CoronaVac e 21,4 mil da Astrazeneca que estavam armazenadas pelo Estado e serão direcionadas à segunda dose.

O diretor da Diretoria de Vigilência Epidemiológica (Dive-SC), João Augusto Brancher Fuck, projeta que com o ritmo atual de entrega de vacinas ao Estado o cronograma de vacinação previsto poderá ser cumprido.

- Se o Ministério da Saúde permanecer com esse ritmo de entrega de vacinas será possível concluir a vacinação da população adulta acima de 18 anos até o fim deste mês de agosto, conforme previsto no Calendário Estadual de Vacinação contra a Covid-19 - afirma.

Desde o início da pandemia, SC já recebeu mais de 7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

Vacinação de adolescentes será definida ainda este mês

A vacinação dos adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, já está prevista para ocorrer no estado após a conclusão da vacinação de toda a população adulta, com 18 anos ou mais, com a primeira dose da vacina. A operacionalização desta etapa será pactuada na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que ocorre ainda no mês de agosto.

Leia também

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

SC tem casos de variante Delta em 20 cidades; veja quais são

Doses da vacina Pfizer terão intervalo reduzido a partir de setembro, declara Queiroga

Colunistas