nsc
dc

Imunização

SC se aproxima de 1 milhão de doses aplicadas da vacina contra o coronavírus

São 749.334 pessoas que já receberam a primeira dose e 191.607 tiveram acesso à segunda aplicação

08/04/2021 - 08h00

Compartilhe

Cristian Edel
Por Cristian Edel Weiss
Apenas nesta semana foram aplicadas 64.077 doses em Santa Catarina
Apenas nesta semana foram aplicadas 64.077 doses em Santa Catarina
(Foto: )

Santa Catarina se aproximou nesta semana da marca de 1 milhão de doses aplicadas da vacina contra o coronavírus. No balanço desta quarta-feira, 7, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) contabilizou com os municípios 940.941 doses do imunizante já administradas. 

> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

> Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

Para ter eficácia contra o coronavírus, é necessário receber duas doses da vacina. São 749.334 pessoas que já receberam a primeira dose e 191.607 tiveram acesso à segunda aplicação.

Nesta semana foram aplicadas 64.077 vacinas em Santa Catarina, das quais 20.459 somente da segunda dose, o maior volume já aplicado desde o início da vacinação, em janeiro. Se mantiver esse ritmo, o Estado deve concluir a semana com mais de 1 milhão de exemplares administrados nos integrantes dos grupos prioritários, que somam pouco mais de 2,89 milhões de pessoas.

Já iniciaram a vacinação trabalhadores da saúde (com 282.262 doses aplicadas), idosos e pessoas com deficiência que vivem ou frequentam instituições (15.131), indígenas (10.060), quilombolas (1.889) e pessoas a partir de 65 anos (631.599).

Omitidas por Chapecó, restrições fizeram cair internações e mortes

O Estado já recebeu 1.328.040 doses de vacina do governo federal. Cerca de 30% ainda está disponível para aplicação nesta semana. Segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, está prevista para esta quinta-feira, 8, a chegada de 144,7 mil novas doses do Ministério da Saúde, que serão distribuídas em seguida aos municípios.

Doses reservadas para agentes das forças de segurança, salvamento e forças armadas

Santa Catarina recebeu no início do mês 1.221 doses da vacina para o início da vacinação dos profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas. Segundo a Dive, serão vacinados primeiro os agentes diretamente envolvidos no atendimento ou transporte de pacientes, em resgates e atendimento pré-hospitalar nas ações de vacinação contra a covid-19 e na implantação e monitoramento das medidas de distanciamento social.

Mãe de Paulo Gustavo pede doação de sangue para o ator

O planejamento da vacinação desses profissionais foi elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde de SC, em conjunto com os comandos estaduais das forças de segurança. As 1.221 doses serão enviadas para 109 municípios onde os profissionais atuam.

Acompanhe o avanço da vacinação no Monitor da Vacina

Monitor da Vacina reúne dados e estimativas sobre o avanço da vacinação nos municípios de SC
Monitor da Vacina reúne dados e estimativas sobre o avanço da vacinação nos municípios de SC
(Foto: )

No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação pelo mundo.

"Não vai ter lockdown nacional", diz Bolsonaro em Chapecó um dia após Brasil registrar 4,2 mil mortes​

A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.

O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. A página pode ser acessada neste link.

Colunistas