nsc
    dc

    Pandemia

    SC tem aglomerações em praias e festas clandestinas no fim de semana

    Descumprimentos das medidas sanitárias acontecem no mesmo momento em que o Estado registra mais de 100 mortes por Covid em 24 horas

    28/03/2021 - 14h34

    Compartilhe

    Hassan
    Por Hassan Farias
    Aglomeração registrada na Praia Mole, em Florianópolis
    Aglomeração registrada na Praia Mole, em Florianópolis
    (Foto: )

    O fim de semana foi marcado por aglomerações em praias e flagrantes de festas clandestinas em Santa Catarina. A fiscalização registrou descumprimento das medidas sanitárias em diversas cidades no sábado (27) e domingo (28), de acordo com um levantamento realizado pelo G1.

    > Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

    O último decreto publicado pelo Estado permite apenas eventos online e também a circulação em espaços públicos - incluindo as praias - somente para prática de exercício individual.

    Os descumprimentos acontecem em um momento em que Santa Catarina registrou 101 mortes por coronavírus em 24 horas. Desde o início da pandemia, o Estado já teve 10.419 mortes por Covid-19 e 793 mil casos confirmados.

    Florianópolis

    Em Florianópolis, uma força-tarefa realiza a fiscalização desde sábado e flagrou aglomeração de pessoas sem máscara ou distanciamento social na Praia Mole. Além disso, restaurantes e lojas passam pela vistoria das regras sanitárias, como uso de máscara, distanciamento, disposição de cadeiras e mesas, disponibilização de álcool em gel e exposição de alvarás.

    > “Ainda teremos um longo caminho pela frente”, afirma Gean Loureiro sobre pandemia em Florianópolis

    Um estabelecimento foi interditado no Centro na noite do último sábado. Segundo a Guarda Municipal, o local funcionava corretamente até a passagem da fiscalização, mas posteriormente foram recebidas denúncias de irregularidades. Foram flagradas pessoas sem máscaras e a venda de bebidas alcoólicas após às 18 horas, o que é proibido pelo decreto estadual. Além disso, 11 estabelecimentos apresentaram alguma irregularidade, um foi advertido e dois foram multados.

    Guarda-vidas fazem orientação para banhistas em Itapoá
    Guarda-vidas fazem orientação para banhistas em Itapoá
    (Foto: )

    Itapoá e Porto união

    No Norte do Estado, houve flagrante de banhistas na areia da praia com guarda-sol e cadeiras, de acordo com o levantamento do G1. Os guarda-vidas trabalham no local para orientar as pessoas que descumprem o decreto em relação às praias.

    > Joinville tem 64 pacientes aguardando transferência para leitos de UTI Covid

    Já em Porto União, no Planalto Norte, a Polícia Militar fiscalizou cinco locais na noite de sábado após denúncias de aglomeração e perturbação do sossego. As pessoas envolvidas foram orientadas quanto às normas do decreto estadual.

    Jaguaruna e Orleans

    A Polícia Militar flagrou uma aglomeração de pessoas na areia da praia de Balneário Esplanada, em Jaguaruna, por volta de 1h50 deste domingo. Havia quatro veículos estacionados e cerca de 15 jovens em uma festa clandestina com som alto, de acordo com a PM.

    Em Orleans, também no Sul do Estado, a PM flagrou uma aglomeração em um bar na SC-108, por volta das 20 horas de sábado. Sete pessoas consumiam bebida alcoólica no local, o que também é proibido pelo decreto estadual entre 18 e 6 horas. Elas estavam aglomeradas e sem máscara, segundo a polícia. O dono do bar disse à PM que as pessoas eram amigas dele e que não havia atendendo o público.

    Colunistas