A semana deve começar com calor intenso e chance de temporais em Santa Catarina. De acordo com a Epagri/Ciram, em algumas regiões, os termômetros podem marcar 40ºC nesta segunda-feira (18). Com isso, há chance de temporais com ventos de mais de 60 km/h, queda de granizo e alagamentos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Além da combinação do calor e a umidade, a instabilidade no tempo está associada à formação de uma frente no fria no Rio Grande do Sul. Isto favorece as condições para a ocorrência de pancadas de chuva e temporais, acompanhados de raios, rajadas de vento e queda de granizo, conforme a Defesa Civil.

Tempestade histórica que deixou mortos em Buenos Aires pode atingir o Brasil

Ainda de acordo com o órgão estadual, os temporais devem iniciar no início da tarde desta segunda-feira (18) pelo Oeste, Serra e Litoral Sul, principalmente na divisa com o Rio Grande do Sul. Já ao longo do dia, a chuva se espalha para as demais regiões do Estado.

Continua depois da publicidade

O alerta fala, ainda, na chance de ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos de árvores e postes de rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. O risco é moderado nas áreas em amarelo do mapa e baixo nas áreas em verde.

Veja o mapa

SC tem alerta para calor de 40ºC e temporais com risco de alagamentos
Mapa mostra o risco de ocorrências no Estado (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

O calor também deve continuar. Conforme a Epagri, a máxima pode chegar a 32ºC nesta segunda-feira em todas as regiões e próxima de 36ºC a 40ºC no Extremo Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.

Chuva deve seguir até quinta-feira

O tempo deve seguir chuvoso e com abertura de sol até quinta-feira (21), segundo a Epagri/Ciram. Na terça-feira (19), a previsão é de sol entre nuvens e com pancadas de chuva e temporais localizados a partir da tarde, por conta do calor, um cavado (condição de ventos que favorecem a chuva) e uma frente fria no Rio Grande do Sul.

Já na quarta (20) e quinta-feira, o dia será de sol entre nuvens, com chuva no início e fim do dia na Grande Florianópolis e Norte do Estado por conta da circulação marítima, e com pancadas de chuva nas demais regiões a partir da tarde devido ao calor.

Continua depois da publicidade

Leia também

SC tem menor emissão de gases de efeito estufa em 10 anos, revela Observatório do Clima

Crise climática deve trazer mais calor, chuvas torrenciais e aumento do nível do mar a SC

Cientistas da UFSC entre os maiores do mundo lançam alertas globais sobre o clima na COP 28

Destaques do NSC Total