Pela segunda semana consecutiva, apenas a região Nordeste está classificada com risco gravíssimo (com vermelha) para Covid-19, conforme aponta a Matriz de Risco divulgada pelo governo do Estado neste sábado (18). Outras quatro regiões apresentam risco grave (cor laranja) e 11 estão classificadas com risco alto (cor amarelo). 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O mapa mostra uma melhora em relação à classificação do boletim divulgado na semana passada, quando sete regiões apresentaram risco grave. As regiões que agora passaram para o risco potencial alto são: Carbonífera, Laguna e Médio Vale do Itajaí.  

Essas três áreas se juntam a Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Meio Oeste e Serra Catarinense. Já o Extremo Sul, Oeste, Planalto Norte e Xanxerê seguem em risco potencial grave.  

> Eficácia das vacinas contra as variantes da Covid-19

Continua depois da publicidade

Veja o novo mapa de risco: 

Pela segunda semana consecutiva, apenas a região Nordeste está classificada com risco gravíssimo
Pela segunda semana consecutiva, apenas a região Nordeste está classificada com risco gravíssimo (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

O risco moderado para a doença, o mais brando entre todos, nunca apareceu na matriz desde que foi implementada em Santa Catarina. 

O mapa é organizado em quatro dimensões de prioridade atuais, que são gravidade, transmissibilidade, monitoramento e capacidade de atenção.

Casos de Covid em SC

Neste sábado (18) SC confirmou mais 314 casos de Covid-19 e 12 mortes, conforme os dados do governo do Estado. No acumulado, são 1.168.817 casos confirmados e 19.067 vítimas desde o início da pandemia. Santa Catarina tem atualmente 5.032 pessoas infectadas e capazes de transmitir o vírus.

Leia também

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Pode fumar depois da vacina da Covid-19?

Escolas de SC recebem máscara transparente imprópria contra Covid

SC decide antecipar a segunda dose da Pfizer para 8 semanas