Em 2024, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) realizou 28.910 atendimentos, número que representa um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Entre os principais motivos de assistência estão casos relacionados a medicamentos (29,6%), acidentes com animais peçonhentos (21,4%) e exposição a produtos químicos de limpeza e higienização (4,3%). Os dados são do Relatório Anual da instituição, divulgado em junho deste ano.
Continua depois da publicidade
De acordo com a SES, as estações da primavera e do verão concentram a maior parte das ocorrências. Além disso, no caso dos medicamentos, 42,3% das intoxicações foram acidentais.
Já em relação aos animais peçonhentos e venenosos, as aranhas lideram os acidentes em 2024, ocupando 55,5% das ocorrências. Em seguida, vêm as lagartas (19%) e as serpentes (9,1%).
— Com essas informações publicadas, a população toma conhecimento dos principais agentes causadores das intoxicações e envenenamentos, auxiliando na prevenção e cuidados referentes a estes agentes — salienta a gerente do CIATox/SC, Danielle Bibas Legat Albino.
O CIAtox é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e mantido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os atendimentos são realizados gratuitamente pelo número 0800-643-5252.
Continua depois da publicidade
Dados acumulados nos últimos 10 anos
O relatório também aponta dados acumulados na última década. Foram 192 registros de acidentes com escorpião-amarelo, com pico em 2021.

Quanto aos atendimentos que envolveram algum tipo de droga de abuso, o álcool, a cocaína e a maconha lideram os entorpecentes mais frequentes. A cocaína esteve presente em 72% dos óbitos associados ao uso de drogas de abuso.
As informações reveladas refletem o trabalho contínuo de profissionais e estudantes que atuam em regime de plantão, 24 horas por dia, sete dias por semana. São prestadas orientações técnicas em caráter de urgência, emergência, além de ações educativas e preventivas direcionadas tanto a profissionais de saúde quanto aos cidadãos.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Ao menos 30 cidades de SC amanhecem com temperaturas abaixo de zero no dia mais frio do ano
Com urgência, Joinville busca aval para empréstimo de R$ 550 milhões
Muro de prédio em construção desaba sobre casa e fere morador em Itapema