Em regime de urgência, a prefeitura de Joinville está buscando a aprovação da contratação de empréstimo internacional de US$ 99,2 milhões, em montante equivalente a quase R$ 550 milhões. Os recursos serão usados em ampliação da rede escolar municipal. O financiamento com o BID teve sinal verde da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) e está em análise em outros órgãos do governo federal. O projeto foi enviado à Câmara de Vereadores nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Parte do empréstimo será usada em inédita parceria público-privada (PPP) na cidade, com a iniciativa privada se encarregando da manutenção de 27 escolas e centros de educação infantil, ainda a serem construídos. Na modelagem, a prefeitura entra com aporte nas obras. A PPP pode incluir serviços terceirizados. O financiamento também deve ser usado na construção de mais unidades de ensino, na modalidade tradicional.
A iniciativa tem a denominação de “Programa Educação que Transforma: Ampliação e Melhoria da Educação de Joinville”, Os 15 novos CEIs previstos no acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, com entregas gradativas até 2026, já contam com recursos assegurados e não estão no foco do empréstimo em contratação.
Nova expansão urbana, a ser chamada de PIB, entra em “portfólio” econômico de Joinville
Sai edital para construção de nova penitenciária industrial em Joinville
Continua depois da publicidade
Trânsito na Serra Dona Francisca, em Joinville, tem mudança a partir desta segunda
Empréstimo internacional para aporte em futuras concessões de rodovias em SC fica na fila
Viaduto no trecho do maior gargalo de rodovia federal em SC está mapeado para volta de duplicação
Acordo entre SC e PR sobre royalties leva mais tempo que o estimado para definir “grande obra”