A área de expansão urbana Sul (AEU-Sul) vem sendo apontada pela prefeitura de Joinville como um dos locais para a expansão econômica da cidade. Nas apresentações feitas na Ásia, onde participa como convidado da comitiva do governador Jorginho Mello, o prefeito Adriano Silva cita a expansão de 3,2 mil hectares na região Sul da cidade como espaço para instalação de empreendimentos industriais e logísticos. Os investimentos vão depender do interesse do mercado, afinal, são terrenos privados, na maior parte – um dos imóveis é público, reservado para o futuro campus da UFSC.

Continua depois da publicidade

Expansão pode virar polo intermodal

“Estamos expandindo a área urbana justamente para termos mais terrenos e espaços para empreendimentos dessas áreas que venham buscar nossa cidade para esses investimentos”, disse o prefeito de Joinville, em Tóquio, referindo-se ao projeto de mudança no zoneamento da área rural, passando para urbana. Antes da viagem, Adriano havia apontado a expansão como região de elevado potencial de crescimento econômico, com empreendimentos instalados nos próximos anos.

O projeto de regulamentação da expansão Sul foi aprovado pelos vereadores, com emendas, e agora está em análise pela prefeitura de Joinville, com sanção nos próximos dias. A partir da publicação da lei, passam a valer as regras de transição de rural para urbano, com maior permissão para mais atividades econômicas. Em caso de mudança do status, de uso rural para urbano, há pagamento de outorga à prefeitura.

A expansão deverá ser chamada de Polo Intermodal Babitonga (PIB), em nome de bairro com projeto ainda a ser enviado à Câmara. A região fica junto às BRs 101 e 280, nos limites com Araquari e Guaramirim e será cruzada pelo futuro contorno ferroviário, de conexão com o Porto de São Francisco do Sul (não há previsão de quando as obras do novo ramal serão retomadas).

A AEU-Sul terá três setores de desenvolvimento, com permissão para instalação de condomínios industriais, com serviços, comércios e atividades de educação e tecnologia. Dois dos setores, de menor porte, podem ter uso residencial, com limitações.

Continua depois da publicidade

Sai edital para construção de nova penitenciária industrial em Joinville

Trânsito na Serra Dona Francisca, em Joinville, tem mudança a partir desta segunda

Empréstimo internacional para aporte em futuras concessões de rodovias em SC fica na fila

Viaduto no trecho do maior gargalo de rodovia federal em SC está mapeado para volta de duplicação

Acordo entre SC e PR sobre royalties leva mais tempo que o estimado para definir “grande obra”

Qual o índice da alta dos alugueis em Joinville em 2025

Como deve ficar ponte de 12,4 km sobre o mar na Bahia; obras começam em 2026