A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo alerta para a elevação da maré entre a tarde desta sexta-feira (8) e a madrugada e tarde do sábado (9). Áreas da Grande Florianópolis e do Litoral Norte têm risco moderado de alagamentos costeiros, conforme o órgão.
Continua depois da publicidade
O fenômeno é associado ao ciclone extratropical que se forma no mar no Sul do Brasil, que irá intensificar ventos do quadrante Sul. Além disso, a partir de sábado (9), a lua irá da fase crescente para cheia, elevando a maré.
Os pontos mais atingidos são a área do Porto de Itajaí, em Itajaí, e Florianópolis, na Avenida da Saudade e no Rio Tavares. A Defesa Civil orienta que a população evite o contato com as águas, não dirija em locais alagados e não transite em pontes submersas.
No final de julho, o Litoral Sul e a Grande Florianópolis registraram maré alta. O fenômeno causou transtornos a pescadores e moradores de cidades como Garopaba, Laguna e Balneário Rincão.
Veja os alertas da Defesa Civil para os próximos dias
Caos climático
Santa Catarina viverá um “caos climático” nos próximos dias. A Defesa Civil também emitiu um alerta de mar agitado e risco de ressaca entre a sexta e o domingo (10), devido ao ciclone extratropical, principalmente entre o Litoral Sul e Florianópolis. O vento Sul deve se intensificar em todo o litoral, com rajadas entre 50km/h e 70 km/h e ondas entre 2,5 e 3,5 metros, podendo ser ainda maiores em alto mar.
Continua depois da publicidade
Entre a tarde e a noite de sexta-feira, após a passagem do ciclone, o tempo começa a apresentar condições de melhoria em Santa Catarina. No entanto, com a entrada de uma nova massa de ar frio, de origem polar, as temperaturas entram em declínio em todas as regiões do Estado, marcando o retorno do frio nos próximos dias. Na Serra catarinense, há condições para precipitação invernal durante a madrugada, incluindo neve.
O ar frio começa a ingressar no Estado pelo Grande Oeste a partir da tarde de sexta-feira, aumentando a sensação de frio em todas as regiões até o final do dia, com temperaturas que não passam dos 15°C no Estado. À noite, com o ingresso do ar polar, o declínio se acentua com marcas próximas e até abaixo de zero nas áreas mais altas da Serra e do Meio-Oeste.
No amanhecer do sábado, as temperaturas variam entre 0°C e -2°C, com valores pontualmente menores, entre o Meio-Oeste e os Planaltos, e de 5°C a 8°C no Litoral. A amplitude térmica durante o dia é baixa, garantindo uma tarde com sensação de frio em todas as regiões. As máximas não passam dos 5°C nos pontos mais altos da Serra e Meio-Oeste e dos 15°C no litoral.
Leia também
Imagens impressionantes mostram chegada da primeira neve do ano em SC





