Mais um caso de microexplosão em Santa Catarina foi confirmado pela Defesa Civil. O fenômeno climático ocorreu em Abelardo Luz, no Oeste catarinense, no domingo (29, e provocou danos em infraestruturas, destelhamentos, quedas de árvores e interrupção do fornecimento de energia elétrica. Este é o segundo caso de microexplosão em uma semana.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com o órgão estadual, o fenômeno veio acompanhado de tempestades severas que atingiram o município. O mau tempo foi provocado por áreas de baixa pressão, calor e umidade na atmosfera.
Tempestades, raios, ventos e microexplosões: entenda o que tem causado tempo severo em SC
Durante a tarde de domingo, entre 15h e 16h, as estações meteorológicos do Oeste indicaram uma intensidade no vento que superou os 60 km/h no município de Novo Horizonte, também localizado na região. Em Abelardo Luz não há estações, mas a Defesa Civil acredita que as rajadas possam ter superado essa velocidade no local.
Continua depois da publicidade
Imagens do radar meteorológico de Chapecó também apontaram o padrão associado a microexplosão por meio do índice Severe Weather Indez (SWI) no momento em que passava por Abelardo Luz.
Conforme a Defesa Civil, a microexplosão ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água no interior, o que faz com que ela caia de uma vez, causando uma forte corrente de vento para baixo.
Na segunda-feira (23), uma microexplosão também foi registrada em Gaspar, no Vale do Itajaí. O município registrou ao menos 23 destelhamentos, além de queda de árvores por conta do fenômeno.
Veja infográfico
Qual é a diferença entre enchente, inundação e enxurrada?
Leia também:
Professora é vítima de desabamento em centro religioso de Chapecó: “Coração enorme”
Continua depois da publicidade
Desabamento mata uma pessoa e deixa 10 feridos em centro religioso de SC