Santa Catarina tem sete alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestade, vendaval e ventos costeiros entre esta terça (19) e quarta-feira (20). Os avisos atingem todas as regiões e acontecem em meio a um ciclone extratropical no Sul do Estado.
Continua depois da publicidade
No Litoral Sul, há um alerta laranja de “perigo” para a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas e para a movimentação de dunas de areia sobre construções na orla, válido entre as 18h desta terça e as 21h de quarta. Outro alerta laranja, vigente até 1h de quarta para a região Oeste, indica tempestade com chuva de até 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.
Os outros alertas são amarelos e indicam “perigo potencial”. Em quase todo o Estado, exceto o Litoral Norte e Florianópolis, há um alerta de tempestade até 23h59min de quarta-feira, com possibilidade de chuva de até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
Também há um aviso de ventos costeiros entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, até 10h de quarta-feira. No mesmo horário, há risco de temporal na Serra, o Sul, o Meio-Oeste, a Grande Florianópolis e o Planalto Norte.
Na região Norte, há um alerta de vendaval de 60 km/h até 10h de quarta. Nas cidades de Araquari, Joinville, Blumenau, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Guaramirim, Gaspar e Jaraguá do Sul, o alerta se estende até 18h.
Continua depois da publicidade
Veja todos os alertas em SC
Alertas de ciclone
Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo, a região do Litoral Sul catarinense poderá ser atingida por rajadas de até 90 km/h devido à aproximação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai.
De acordo com a Defesa Civil, os ventos se intensificam ao longo desta terça-feira entre o Oeste e Sul do Estado. O risco é baixo a pontualmente alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, e alagamentos pontuais. Neste dia, segundo a Epagri/Ciram, as rajadas variam de 70 km/h a 90 km/h.
Na quarta-feira, o ciclone extratropical entre o litoral da Argentina e Uruguai mantém a condição de ventos fortes, com rajadas que variam de 70 km/h a 80 km/h. De acordo com a Defesa Civil, durante parte da noite, a frente se afasta de Santa Catarina e o tempo melhora em todas as regiões do Estado.
Continua depois da publicidade
Leia também
Elas viveram com o mesmo homem por 35 anos em SC, e conquistaram direito à pensão na Justiça






