As regiões Oeste, Serra e Sul de Santa Catarina estão em alerta vermelho de “grande perigo” para onda de calor, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso foi emitido às 11h de terça-feira (11) e é valido até as 18h desta quarta-feira (12).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Nessas regiões, as temperaturas devem ser 5°C acima da média pelo período de cinco dias, configurando onda de calor. O alerta também afeta o Rio Grande do Sul e o Sudoeste do Paraná.

Outras regiões do Estado estão em alerta laranja de “perigo” para onda de calor: Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte e partes do Sul e da Serra. Nesses locais, espera-se temperaturas acima de 3°C pelo período de três a cinco dias.

Florianópolis deve registrar 35°C, sendo a segunda capital do Brasil com a maior temperatura do dia, conforme o Inmet. O Rio de Janeiro fica em primeiro lugar, com previsão de 39°C

Continua depois da publicidade

De acordo com a Defesa Civil estadual, o calor deve seguir intenso até pelo menos quinta-feira (13), com temperaturas entre 35°C e 38°C nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, entre o Extremo Oeste e o Meio Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Algumas cidades podem registrar valores próximos aos 40°C.

Veja as áreas em alerta em SC

Alerta de temporais

Já o Extremo Sul catarinense tem alerta amarelo de “perigo potencial” para tempestades na manhã desta quarta-feira, conforme o Inmet. A previsão indica chuvas de até 50 milímetros, com ventos intensos e possibilidade de queda de granizo.

A Defesa Civil também emitiu um alerta para risco de temporais acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, entre as tardes e noites desta quarta (12) e quinta-feira (13). Na quarta, as instabilidades mais intensas se concentram no Sul do Estado, Grande Florianópolis, principalmente nas áreas serranas, e Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

Já na quinta-feira, a frente fria avança e espalha a instabilidade em toda a metade Leste do Estado.

Leia também

Lagoa do Peri fica imprópria para banho pela segunda semana consecutiva