nsc
dc

Exclusivo

SC terá mutirão da vacinação contra Covid para finalizar calendário até novembro

São necessárias 12,3 milhões de doses da vacina para encerrar o calendário, informou o secretário de saúde

28/09/2021 - 10h07 - Atualizada em: 28/09/2021 - 10h53

Compartilhe

Fernanda
Por Fernanda Mueller
Objetivo é finalizar o calendário de imunização no Estado em novembro
Objetivo é finalizar o calendário de imunização no Estado em novembro
(Foto: )

O secretário de saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, informou nesta terça-feira (28), em entrevista ao Notícia na Manhã da rádio CBN Joinville, que todos os municípios serão convocados para um grande mutirão de vacinação contra a Covid-19 no próximo fim de semana, dias 2 e 3 de outubro. O objetivo é finalizar o calendário de imunização no Estado em novembro. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

— Nós estamos propondo, a partir de hoje, um grande movimento de mutirão no sábado e domingo contra o coronavírus. Já estamos pactuando com municípios, entidades, setores interessados e com a imprensa, para que sábado e domingo o estado de Santa Catarina faça um grande mutirão da vacina contra o coronavírus — disse o secretário.

— Nós temos convicção, pelo quantitativo de doses disponibilizadas para Santa Catarina, que até o final de novembro, poderemos encerrar o nosso calendário, dentro do que é vacinável hoje de população — acrescentou. 

Conforme o secretário, são necessárias 12,3 milhões de doses da vacina para encerrar o calendário. Neste momento, os municípios já têm 9,8 milhões disponíveis, mas por conta do lento processo de registrar as vacinas aplicadas no sistema, o número parece inferior.  

— O que nós temos visto é dificuldade de entendimento na hora de colocar o registro dessas vacinas naqueles ambientes tecnológicos, como o nosso vacinômetro, para nós enxergarmos essas vacinas. Hoje, por exemplo, estou olhando para o meu vacinômetro, e estou vendo 8,07 milhões de doses aplicadas, sendo que os municípios já tem em seu poder 9,8 milhões de doses. Eu tenho certeza que um pouco disso é o delay da informação — disse.  

Com isso, além de propor o mutirão de vacinação nos dias 2 e 3 de outubro, o governo do Estado está oferecendo ajuda aos municípios para registrar as informações no sistema de forma mais rápida, para melhor visualização dos dados.

Leia também

SC tem três regiões no menor risco para Covid-19 pela 1ª vez no ano: "Esperança", diz governador

SC tem nova portaria com regras gerais para todos os estabelecimentos; veja

Pode tomar vacina da Covid-19 gripado?

Colunistas