No evento na tarde desta quinta-feira (29) no Porto de Itajaí, com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma informação deve ser destacada pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard: o importante papel de Santa Catarina na estatal. Isso porque, 30% das 52 novas embarcações da empresa serão construídas em solos catarinenses.
Continua depois da publicidade
Isso significa que além do contrato dos 12 navios, divulgado com exclusividade pelo NSC Total no final do ano passado, outros quatro serão produzidos no Estado, fazendo parte do programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras.
Veja fotos
As 16 aquisições, que totalizam R$ 7 bilhões, são um marco para a retomada da indústria naval brasileira, que não recebia demandas por novas embarcações desde 2016, conta a presidente. Serão 52 novas embarcações e mais de R$ 29 bilhões investidos em estaleiros de todo o país.
Em Santa Catarina, as fabricações envolvem 15 mil empregos e ocorrem nos estaleiros Navship, em Navegantes, e Starnav, em Itajaí. As primeiras embarcações serão entregues em 2026.
Dos 16, 12 serão “caminhões de carga do mar”, que levam suprimentos para embarcações, e quatro serão ORSVs, navios para recuperação de óleo em caso de vazamento. Há possibilidade de novas parcerias, já que existem outras licitações em andamento.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Por que Lula escolheu novamente Itajaí para visita presidencial a Santa Catarina


