nsc
    nsc

    Juntos por Santa Catarina

    Sebraetec facilita o acesso à inovação e tecnologia para os pequenos negócios  

    Farmoterápica Dovalle, de Tubarão, implantou sistema de controle da qualidade por meio de subsídio do programa do Sebrae  

    18/09/2020 - 14h56 - Atualizada em: 19/10/2020 - 12h37

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Sebraetec facilita o acesso à inovação e tecnologia para os pequenos negócios
    (Foto: )

    Situada no município de Tubarão, a Farmoterápica Dovalle está há mais de 50 anos no mercado de produtos nutracêuticos. Ao longo deste período, a empresa tem realizado a busca constante pelo aprimoramento de seus processos e, consequentemente, pela qualidade de seus produtos. Para isso, conta com o suporte do Sebrae/SC por meio de diversas iniciativas e programas, sendo um deles o Sebraetec (Serviços em Inovação e Tecnologia).

    De acordo com o analista de atendimento da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze, o Sebraetec oferece as soluções certas para ajudar a empresa a inovar, fazer melhor, mais rápido e com custo menor.

    — É um programa nacional do Sistema Sebrae criado para que os micro e pequenos negócios possam inovar por meio de orientação técnica especializada. Seu objetivo é trabalhar para a melhoria de processos, produtos e serviços já existentes, assim como a introdução de inovações e tecnologias nas empresas — destaca Guze.

    No caso da Dovalle, havia a necessidade de implementar o sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). Trata-se de uma certificação que segue normas internacionais de controle da qualidade para empresas do setor alimentício – a Dovalle é uma indústria de alimentos, fabricante de produtos nutracêuticos e suplementos vitamínicos, como cápsulas, comprimidos e pós.

    >> Leia mais: movimento Juntos Por Santa ​Catarina reúne iniciativas inspiradoras de quem vem enfrentando a crise da Covid-19.​​​​​​​​​​​​​​​​

    — Implantamos diversas soluções que começaram com a elaboração de um diagnóstico de situação e um planejamento estratégico com as ações a serem desenvolvidas. A partir disso, prestamos apoio na manutenção e melhoria do sistema 5S. Também capacitamos profissionais internos no sistema APPCC e realizamos consultorias para atendimento aos requisitos do APPCC, com base no Codex Alimentarius, para a aplicação em procedimentos, práticas e comportamentos. Realizamos, ainda, uma auditoria interna — explica a analista de negócios do Sebrae/SC, Renata Goulart.

    Resultados obtidos

    O diretor executivo da Farmoterápica Dovalle, Jairo Nolla de Matos, afirma que o Sebrae/SC é um parceiro de longa data e, juntos, já realizaram vários projetos para implantar melhorias na empresa.

    — Além de contar com uma assessoria especializada, o subsídio do Sebraetec possibilita o acesso a inovação, melhoria da qualidade e ganho na produtividade. Para a implantação do sistema APPCC, recebemos toda a orientação e capacitação para atendermos os requisitos necessários. E com o sistema já implantado, alcançamos uma melhoria geral na qualidade dos processos, o que gerou mais segurança nos produtos que desenvolvemos — salienta Matos.

    O Sebrae/SC, por meio do Sebraetec, se posiciona como um sócio investidor nos projetos de melhoria a serem implantados nas empresas parceiras, tendo em vista que o programa subsidia financeiramente o acesso à inovação e novas tecnologias para negócios de pequeno porte. Os recursos oriundos do Sebrae podem subsidiar até 60% dos trabalhos relacionados à inovação e tecnologia.

    Leia também: “Sem os Agentes Locais de Inovação eu teria fechado minha empresa na pandemia” conta empresária

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas