nsc

publicidade

Sarampo

Secretaria determina que escolas verifiquem vacinação de alunos em Florianópolis

Medida é válida para instituições públicas e privadas da cidade

23/08/2019 - 16h20 - Atualizada em: 23/08/2019 - 16h57

Compartilhe

Por Samuel Nunes
Escolas deverão informar caso alguma pessoa se recuse a tomar a vacina
Escolas deverão informar caso alguma pessoa se recuse a tomar a vacina
(Foto: )

A Secretaria de Saúde de Florianópolis determinou nesta sexta-feira (23) que escolas das redes pública e privada passem a conferir a vacinação de todas os alunos e funcionários. A medida foi tomada para evitar a proliferação de pessoas com sarampo na cidade. A Capital concentra o maior número de casos da doença já detectados neste ano no Estado.

Em condições normais, essa verificação é realizada no começo do ano, quando os pais matriculam os filhos. Por esse motivo, os pais deverão levar a caderneta de vacinação, para que seja feita uma nova conferência dos dados.

Quando for identificada alguma falha na imunização, as escolas devem orientar os pais e funcionários a procurar uma unidade de saúde onde a vacina faltante seja aplicada. Caso haja alguma recusa, seja da vacinação ou da mostra dos documentos, as escolas deverão entrar em contato com a Vigilância em Saúde.

Caso descartado

Também nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde informou que está descartada a possibilidade de contágio de sarampo para os frequentadores da casa noturna John Bull Pub, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Segundo a pasta, o paciente que apresentou os sintomas da doença não estava infectado. Além disso, a casa noturna foi vistoriada e está obedecendo todas as normas sanitárias vigentes.

De toda forma, a vacinação é recomendada para todas as pessoas até 29 anos de idade que não tomaram as duas doses da imunização contra o sarampo. Para pessoas acima de 29 anos e com menos de 49, é preciso verificar se essas pessoas receberam a dose única da vacina.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

publicidade