Uma operação militar chamada “Lança do Sul” foi anunciada nesta quinta-feira (13) pelo secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth. Segundo ele, o objetivo é combater “narcoterroristas” e proteger o país americano “das drogas que estão matando nosso povo”. O local exato da operação não foi divulgado.
Continua depois da publicidade
Entretanto, o secretário afirmou que a operação será liderada pela Força-Tarefa Conjunta Southern Spear e o Comando Militar do Sul, que atua no Caribe e na América Latina. Nos últimos meses, os Estados Unidos intensificou a força militar na costa do Caribe, especialmente próximo da Venezuela.
Veja a postagem
President Trump ordered action — and the Department of War is delivering.
— Secretary of War Pete Hegseth (@SecWar) November 13, 2025
Today, I’m announcing Operation SOUTHERN SPEAR.
Led by Joint Task Force Southern Spear and @SOUTHCOM, this mission defends our Homeland, removes narco-terrorists from our Hemisphere, and secures our…
Maior porta-aviões do mundo
Os esforços militares dos Estados Unidos incluem a chegada do maior porta-aviões do mundo, batizado de USS Gerald R. Ford, à América Latina. A justificativa para o uso do armamento também é o combate ao narcotráfico.
Continua depois da publicidade
Três destróieres também estão incluídos no grupo de ataque, sendo eles o USS Mahan, o USS Bainbridge e o USS Winston Churchill.
Mais de 20 embarcações no Caribe e no Pacífico já foram atacadas desde agosto, com mais de 70 mortos. O governo Trump afirma que os barcos pertenciam a organizações narcoterroristas.
*Com informações do g1.
