O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, telefonou na manhã desta quinta-feira (9) para o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, para dialogar sobre as relações entre os países e a negociação para o fim do tarifaço. A ligação deu sequência ao contato iniciado na segunda-feira (6), quando o presidente norte-americano Donald Trump conversou por videoconferência com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o mesmo tema. Na ocasião, Trump designou Rubio para conversar com autoridades brasileiras e dar sequência à negociação para um possível fim das sobretaxas.

Continua depois da publicidade

No telefonema desta quinta entre os ministros, foi definido que o governo brasileiro e norte-americano devem participar de uma reunião em breve, em Washington, em data ainda a ser definida. A conversa será marcada para dar sequência à negociação econômica para o fim das tarifas sobre os produtos brasileiros.

O secretário Marco Rubio convidou Mauro Vieira para integrar a delegação, para permitir uma reunião presencial entre os dois para tratar dos temas prioritários entre Brasil e Estados Unidos. A notícia sobre o telefonema foi confirmada pelo presidente Lula em entrevista nesta quinta e detalhada em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

Veja fotos do secretário dos EUA, Marco Rubio

O telefonema desta quinta-feira surge como mais um gesto de aproximação do governo norte-americano com o brasileiro após a aplicação do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros e sanções a autoridades. O primeiro movimento foi sinalizado pelo próprio Trump em discurso na Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, no fim de setembro. Na ocasião, o presidente norte-americano afirmou que conversou com Lula por alguns segundos e que teria notado uma “excelente química” entre eles. Na ocasião, foi combinado um encontro posterior entre os dois para discutir as relações econômicas dos países.

Continua depois da publicidade

A conversa se confirmou nesta segunda-feira, quando Trump e Lula conversaram por videoconferência por cerca de meia hora. Neste contato, Trump teria dado sinais de aproximação ao falar que o país estava com “saudade do café brasileiro” e designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência à negociação com autoridades do Brasil. Do lado brasileiro, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda) e o vice-presidente Geraldo Alckmin foram escalados para a negociação.

A escolha de Rubio chegou a ser celebrada por apoiadores bolsonaristas pelo fato de ele ser um dos membros do governo considerados mais “ideológicos”, com proximidade com nomes como o deputado federal Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA desde fevereiro e articula sanções contra o país na tentativa de reverter a situação jurídica do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. A conversa entre Rubio e Mauro Vieira, no entanto, marcou mais um avanço, com a previsão de uma reunião nos Estados Unidos para discutir a relação comercial de Brasil e Estados Unidos. O encontro ainda não teve data definida.

Leia também

Quem é Marco Rubio, nome escolhido por Trump para negociar tarifaço após conversa com Lula

Eduardo Bolsonaro reage a análise de pedidos de prisão: “Supremo não quer nas urnas”

Carol de Toni vice de Jorginho? PL sugere solução para impasse por vaga ao Senado em SC