A segunda onda de frio de 2025 já poderá ser sentida pelos catarinenses na noite desta segunda-feira (9), segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. Durante essa semana, que pode fazer algumas cidades registrarem a menor temperatura do ano, os termômetros podem ficar negativos nas áreas mais altas do Estado, e as mínimas ficam entre 8°C e 14°C nas demais regiões. As máximas, no entanto, fazem com que os dias fiquem em uma “gangorra de temperaturas”, entre 18°C e 20ºC.
Continua depois da publicidade
Segundo o meteorologista Felipe Theodorovitz, da Defesa Civil, a sensação de frio será maior entre as noites e os amanheceres, com os dias mais frios sendo quarta (11) e quinta-feira (12), quando a massa de ar frio de origem polar começa a atuar com mais força no Estado. À tarde, isso muda um pouco:
— Ao longo das tardes, especialmente no Litoral e Extremo Oeste, as temperaturas ficam mais amenas, variando entre 16°C e 19°C — explica.
Ao contrário da última onda de frio, que trouxe neve para Santa Catarina no fim de maio, a sensação de frio deve ser “menor”, desta vez:
— A sensação de frio era maior no final de maio porque nós tínhamos um tempo mais nublado, além de chuva e vento. Ao longo desta semana, a tendência é que o sol apareça durante as tardes no Litoral e Extremo Oeste, e não teremos muito vento. Então, poderemos ter temperaturas mínimas menores que no final de maio, mas as tardes serão de temperaturas mais amenas — esclarece Theodorovitz.
Continua depois da publicidade
SC teve primeira neve do ano em 29 de maio
Por isso, apesar das temperaturas baixas, não há previsão de neve durante esta segunda onda de frio. Isso acontece, de acordo com o meteorologista, porque não haverá a combinação das baixas temperaturas com alta umidade, como aconteceu no final do mês passado.
— De uma forma simplificada, para que a neve ocorra, precisamos de condições favoráveis à chuva, combinada com temperaturas muito próximas ou abaixo de zero grau, o que permite a formação dos flocos de neve. Se não há umidade para precipitar, não tem como formar a neve.
Ainda assim, há previsão de geada ampla nas madrugadas de quarta e quinta-feira, segundo um aviso meteorológico emitido pela Defesa nesta segunda.
Continua depois da publicidade
Durante as madrugadas dos dois dias, os modelos numéricos de previsão do tempo indicam temperaturas mínimas bem abaixo de 0°C nos Planaltos Sul e Norte e nas áreas mais altas do Meio-Oeste. No Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana as mínimas tendem a valores ligeiramente abaixo de 5°C e no Litoral abaixo de 10°C.
Ao decorrer do dia, o sol predomina em todas as regiões e favorece a elevação das temperaturas. À tarde, nestes dias, as máximas variam de 8°C a 17°C entre o Grande Oeste, Planaltos, Grande. Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí e de 17°C a 20°C no Litoral.
— Quando falamos em aviso em nível observação, significa que temos um risco moderado para desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias entre os Planaltos, Meio Oeste, Grande Florianópolis Serrana e parte do Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul. Nas demais regiões, o risco também existe, mas, segundo o aviso, é baixo.
Essa diferença de risco ocorre devido às temperaturas mínimas esperadas. Na área de risco moderado, ao longo da semana, elas ficam abaixo dos 5°C entre às noites e amanheceres. Nas demais regiões, as temperaturas ficam abaixo dos 10°C, incluindo o Litoral catarinense.
Continua depois da publicidade
Veja as áreas em observação
Confira a previsão para os próximos dias
Na terça-feira (10), ao contrário de como foi nesta segunda-feira, o tempo deve ficar firme em todo o Estado.
Segundo a Defesa, o sol predomina no Grande Oeste e aparece entre variação de nuvens nos Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral catarinense. Neste dia, a massa de ar frio de origem polar já se estabelece no Estado e as temperaturas seguem baixas no amanhecer, com mínimas entre 1°C e 8°C entre o Grande Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana, e variam entre 8°C e 14°C nas demais regiões.
Há condições, inclusive, para a formação de geada, especialmente entre o Meio-Oeste e o Planalto Sul. As máximas não passam dos 20°C no Vale do Itajaí e no Litoral e variam entre 14°C e 18°C nas demais regiões. O mar segue agitado no decorrer do dia com ondas entre dois e três metros no Litoral. O risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima permanece.
Como fica o tempo por região na terça-feira (10):
Extremo Oeste
Temperatura Mínima: 5.30°C
Temperatura Máxima: 17.90°C
Condição do Tempo: Sol com muitas nuvens
Continua depois da publicidade
Oeste
Temperatura Mínima: 4.50°C
Temperatura Máxima: 17.20°C
Condição do Tempo: Sol com muitas nuvens
Meio-Oeste
Temperatura Mínima: 4.20°C
Temperatura Máxima: 16.30°C
Condição do Tempo: Sol com muitas nuvens
Planalto Sul
Temperatura Mínima: 3.00°C
Temperatura Máxima: 15.50°C
Condição do Tempo: Sol com muitas nuvens
Litoral Sul
Temperatura Mínima: 5.70°C
Temperatura Máxima: 16.90°C
Condição do Tempo: Sol com muitas nuvens
Vale do Itajaí
Temperatura Mínima: 6.00°C
Temperatura Máxima: 18.10°C
Condição do Tempo: Sol com muitas nuvens
Continua depois da publicidade
Grande Florianópolis Serrana
Temperatura Mínima: 6.50°C
Temperatura Máxima: 15.00°C
Condição do Tempo: Sol com muitas nuvens
Grande Florianópolis Litorânea
Temperatura Mínima: 7.40°C
Temperatura Máxima: 16.90°C
Condição do Tempo: Sol com muitas nuvens
Planalto Norte
Temperatura Mínima: 4.50°C
Temperatura Máxima: 15.60°C
Condição do Tempo: Sol com muitas nuvens
Litoral Norte
Temperatura Mínima: 10.00°C
Temperatura Máxima: 18.50°C
Condição do Tempo: Sol com muitas nuvens
Continua depois da publicidade
Na quarta, de acordo com a Defesa Civil, há condições para formação de geada em várias regiões do Estado, sobretudo entre o Meio-Oeste e o Planalto Sul. As temperaturas mínimas ficam entre -2°C e 5°C entre os Planaltos e o Meio-Oeste, e oscilam entre 4°C e 14°C nas demais regiões. As máximas não passam dos 20°C em todas as áreas. O mar permanece agitado no decorrer do dia, devido ao vento de sul, com ondas entre dois e três metros, permanecendo o risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
Na quinta e na sexta-feira (13), as temperaturas seguem baixas em todo o Estado. O tempo segue firme no Grande Oeste, com predomínio de sol e poucas nuvens. Já entre os Planaltos e o Litoral, o deslocamento da alta pressão para o oceano favorece o aumento da nebulosidade e dá condições para a ocorrência de pancadas isoladas de chuva, devido a circulação marítima, especialmente no litoral catarinense.
O frio deve deixar o Estado a partir de sexta, quando os termômetros se aproximam dos 20°C nas regiões catarinenses. No fim de semana, no entanto, uma nova frente fria traz condição para temporais em algumas partes de Santa Catarina, segundo o meteorologista Felipe Theodorovitz.
*Sob supervisão de Jean Laurindo
Leia também
FOTOS: Chuva de granizo pega moradores de surpresa e quantidade impressiona em Joinville
Central de emergências dos bombeiros em Blumenau tem prazo para reabrir