Ótimo para crianças, esses biscoitos caseiros são simples de fazer e não contêm açúcar. O preparo é fácil e os biscoitos ficam prontos em minutos.
Continua depois da publicidade
A receita é uma ótima escolha para servir no café da tarde para as crianças. Com preparo simples, a receita pode ser uma forma de atividade lúdica com os pequenos.
O passo a passo foi ensinado no canal do Youtube PlantLife Escola de Confeitaria Inclusiva. No vídeo, que já conta com mais de 151 mil visualizações, a cozinheira ensina o preparo de forma prática e rápida. Confira.
Ingredientes
- 85g de uva passa branca;
- 40g de óleo de coco sem sabor;
- 75g de mix de farinha sem glúten;
- 40g de farinha de aveia sem glúten;
- 1,5g de bicarbonato de sódio;
- 1g de extrato de baunilha (opcional);
- 8g de água.
Veja vídeo com passo a passo
Primeiro, no processador, triture as uvas passas até formar uma pasta homogênea. Em seguida, acrescente o óleo de coco e processe para incorporar bem, garantindo uma textura pastosa.
Continua depois da publicidade
Adicione o mix de farinha sem glúten e a farinha de aveia. Bata novamente até a massa ficar uniforme. Acrescente o bicarbonato de sódio e o extrato de baunilha e misture.
Vá adicionando a água aos poucos, batendo sempre, até atingir uma massa maleável. Se estiver quente onde você estiver, leve a massa à geladeira por 30 minutos para firmar.
Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga e corte os biscoitos com cortadores de sua preferência ou use uma faca para fazer os formatos desejados.
Transfira os biscoitos para uma assadeira e refrigere por 10 minutos enquanto pré-aquece o forno a 170ºC. Asse os biscoitos no forno por 10 a 12 minutos, observando para que não dourem demais.
Continua depois da publicidade
Deixe esfriar completamente e sirva como preferir.
Açúcar na alimentação infantil
Segundo o Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos , do Ministério da Saúde, nos dois primeiros anos de vida, frutas e bebidas não devem ser adoçadas com nenhum tipo de açúcar, seja branco, mascavo, cristal, demerara, açúcar de coco, xarope de milho, mel, melado ou rapadura.
De acordo com o Ministério da Saúde, o açúcar também está presente em grande parte dos alimentos ultraprocessados como achocolatados, bebidas açucaradas, cereais matinais, gelatina em pó com sabor, mingaus instantâneos e outros.
O consumo do açúcar está relacionado ao desenvolvimento de diversas doenças na vida adulta, mas muitas vezes é um hábito que começa na infância. De acordo com Inês Rugani, professora associada do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/UERJ), crianças ainda pequenas já estão apresentando doenças crônicas que eram típicas de adultos.
Além disso, alimentos ricos em açúcar apresentam uma composição nutricional desbalanceada e um maior teor energético, caracterizando um padrão alimentar de baixa qualidade nutricional.
Continua depois da publicidade
*Com informações da internet





