Florianópolis será palco de um seminário para discutir o enfrentamento às barreiras que impedem pessoas com deficiência de exercer a plena cidadania através dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. O evento ocorrerá entre os dias 31 de julho e 1º de agosto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e contará com a presença da secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam) também está envolvida na programação. A importância dessa participação da Fecam, a qual atinge 295 municípios e presente em 21 associações, ocorre por ser o município o território onde a lei sobre pessoas com deficiência sai do papel, como diz Anna Paula.

Secretária no governo Lula, catarinense quer garantir acessibilidade a pessoas com deficiência

A iniciativa, que contará com o movimento social, marca o início dos diálogos transversais voltados a atualizar os parâmetros para promover e articular políticas, programas e ações para o exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência. Em pauta, o Viver sem Limite, iniciativa do governo federal voltado a essa população.

Continua depois da publicidade

– A acessibilidade é um direito fundamental. Precisamos desmistificar os estigmas que pesam contra as pessoas com deficiência, parcela da sociedade que atinge 15% da população mundial, e reconhecer o seu protagonismo – sugere Anna Paula.

Cão-guia robô e sala multissensorial: Floripa Airport lança novos serviços de acessibilidade

Anna Paula Feminella é natural de Florianópolis, graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), especialista em gestão pública. Anna assumiu a secretaria nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência em janeiro.

Leia também:

Falta de calçadas acessíveis deixa pessoas com deficiência em risco em Florianópolis

Acessibilidade na Avenida das Rendeiras é aprovada pelo MP após dois anos de impasse

Conheça o primeiro desenho animado brasileiro em Libras, criado em Itajaí

Reportagem especial Sobreviventes da pólio conscientiza sobre os cuidados com a doença

Destaques do NSC Total